Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Exposição Novos Olhares chega ao Instituto de Educação

Exposição Novos Olhares chega ao Instituto de Educação
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez recebeu nesta terça-feira, a exposição fotográfica Novos Olhares, que reúne produções que mostram a Vila Nova a partir da visão dos seus moradores. A exposição permanecerá até o dia 22 no colégio e é um dos produtos do projeto Vila Nova – Novos Olhares promovido pela ABC Projetos Culturais, que levou à comunidade oficinas de produção fotográfica e produção de textos.

Para a diretora da ABC Projetos, Alessandra Bucholdz, levar a exposição Novos Olhares ao Instituto de Educação é uma ação bastante significativa. “Muitos adolescentes da Vila Nova estudam no Instituto de Educação e, desse modo, conseguem se ver retratados nesse trabalho direta ou indiretamente. Além disso, a própria escola cedeu espaço para realização de atividades do projeto, uma vez que a Vila não dispõe de qualquer espaço público ou comunitário”, revela. Ela acrescenta que a escola é uma das instituições de referência da comunidade.

A preocupação que norteou o projeto foi a de promover ações formativas incentivando que a comunidade se expresse e possa ser ouvida, uma vez que costuma ser retratada apenas a partir do viés de violência nos noticiários.

Moradores de várias gerações participaram das atividades, que também envolveram retratos de famílias, ações de incentivo à leitura e registro de histórias sobre a Vila. Com isso, o projeto buscou valorizar também o sentimento de pertença das pessoas.

Para a diretora do Instituto de Educação, Carmen Lucia de Souza Pinto, “a iniciativa trouxe a valorização de cada um dos alunos do colégio que pertencem à Vila Nova”. Ela complementa que “o projeto foi muito importante, porque transformou vidas! Os alunos do Colégio sentem-se orgulhosos pelos produtos gerados a partir da sua participação no projeto. A experiência despertou o amadurecimento dos estudantes, que passaram a valorizar o lugar onde moram com novos olhares”.

As 15 oficinas fotográficas realizadas na comunidade foram ministradas pelo fotojornalista Maykon Lammerhirt. Carlos Fabrício Avrechaki, geógrafo e professor de escrita criativa acompanhou os alunos na produção de textos. O projeto ainda teve a participação da assistente social Maria Czekalski, da produtora executiva Rafaela Prestes e da monitora da comunidade, Maria da Luz.

Além da exposição fotográfica, que já circulou no Cine Teatro Ópera e no Campus Central da UEPG, o projeto lançou um fanzine com a produção da comunidade, lambes espalhados pela Vila e um e-book. “A partir desses materiais as pessoas já estão conhecendo mais a Vila Nova e isso é muito positivo e tem potencial de trazer melhorias para a nossa comunidade”, aponta a moradora Delaísa Gonçalves Aureliano.

Através dos textos publicados em e-book muitas mulheres desabafam, falando sobre a dificuldade com a falta de estrutura na Vila Nova, o preconceito na hora de conseguir emprego quando se identificam como moradoras do bairro, os desafios em relação à questão de moradia, os traumas gerados pela violência e a união necessária para que se sintam fortalecidas diante dos desafios.

O projeto Vila Nova - Novos Olhares foi aprovado pelo PROMIFIC (Programa Municipal Incentivo Fiscal à Cultura) e contou com o apoio das empresas Belgotex do Brasil, Grupo Mercadomóveis, Instituto Prestes e do casal Antônio Cesar Bochenek e Giorgia Bin Bochenek.


Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia