Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Expoleite 2018 teve público recorde e resultado inédito dos julgamentos

Expoleite 2018 teve público recorde e resultado inédito dos julgamentos
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A 46ª edição da Expoleite, realizada em Arapoti (PR) pela Capal Cooperativa Agroindustrial, chegou ao fim no sábado (28) e reuniu um público recorde de 20 mil pessoas, o dobro da edição anterior. Outra grande novidade da exposição foi o resultado do Julgamento de Gado Holandês, com cerca de 300 animais inscritos e que premiou um mesmo criador com três animais no grande campeonato.

Pela primeira vez o Julgamento de Raça Holandesa da Expoleite integrou o Circuito Nacional da Raça Holandesa, com a etapa credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH). O juiz canadense Richard Landryn elogiou a qualidade dos animais e o trabalho desenvolvido pelos criadores da região. Ele destacou ainda o ineditismo do resultado da competição. "Não é em todas as exposições que podemos ver três grandes vacas no grande campeonato do mesmo criador. Essa é a primeira vez que eu julguei dessa forma, avaliando para o circuito nacional, e isso é um fato muito importante."

No Grande Campeonato, categoria de Gado Holandês Preto e Branco, o vencedor unânime foi o criador Pedro Elgersma, que saiu da Expoleite com premiação de Melhor Criador e Expositor de Gado Holandês Preto e Branco e com destaque para três dos 15 animais que levou para a exposição. São eles: Halley Sigilosa Windbrook 322 TE, Halley Ruivinha Doorman 538 TE e Halley Verdade Windbrook 274 TE. “Para a nossa família essa conquista representa o resultado de um trabalho em equipe, com muita confiança, respeito e dedicação de cada um”, conta Ronald Elgersma.

No Grande Campeonato, categoria de Gado Holandês Vermelho de Branco, os vencedores foram os criadores Korstiaan Bronkhorst, com o animal Bronkhorst Royal 261 Anahiem Red; Ubel Borg, com o animal Borg Red Rose Cinz Destry 1714; e Hirochi Uehara, com o animal Naha Sky Debonair 318 – TE. E o título de Melhor Criador e Expositor de Gado Holandês Vermelho e Branco foi para Adriaan Frederik Kok.

Foco no produtor

O evento, já consagrado como polo difusor de conhecimento e troca de experiências dentro do setor de pecuária leiteira, exibiu, ao longo de quatros dias, palestras técnicas, 60 estandes de empresas ligadas ao segmento, apresentação das crianças e adolescentes do Clube de Bezerras, Encontro de Suinocultores e Exposição de Flores.

Para o Presidente Executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, a sensação pós-feira é de satisfação e dever cumprido. “Em mais um ano cumprimos nosso objetivo com a Expoleite, que é contemplar os produtores, levando a eles conhecimento e mostrando novidades do setor que podem ser aplicadas à realidade de cada um. Estamos extremamente orgulhosos com os resultados e principalmente com a presença em massa de produtores e com o feedback que nos passaram sobre a qualidade, organização e evolução desta edição da Expoleite.”

O criador de gado holandês Charles Salomons faz parte da segunda geração da família que participa da Expoleite expondo seus melhores animais. Nesta edição foram 15 animais inscritos. “A exposição é uma grande oportunidade para trocarmos experiências com outros criadores, além de ser um momento de reconhecimento e validação do trabalho que realizamos ao longo do ano”, ressalta.

A pequena produtora Danielle Ferraz dos Santos esteve na Expoleite pela primeira vez e conta que adquiriu novos conhecimentos para aplicar em sua propriedade. “As palestras foram muito produtivas, aprendi sobre a importância da aplicação consciente das medicações para o controle da mastite bovina e conheci muita tecnologia para melhorar desde o processo de ordenha até o bem- estar do gado”, relata.

A cooperativa

A região atendida pela Capal, formada por 80 municípios, está localizada em uma das principais bacias leiteira do País. A cooperativa, que faz 58 anos em 2018, reúne quase 3 mil produtores cooperados, dos quais 1,1 mil se dedicam à atividade leiteira em propriedades pequenas, médias e grandes.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia