Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Espaço Cultural BRDE e Museu Paranaense lançam série de podcasts

São entrevistas com pesquisadores sobre estudos relacionados à erva-mate. Com o título “Mulheres e Erva-mate”, o primeiro episódio da série traz uma conversa com a socióloga e professora Amélia Siegel Corrêa. Ação integra o programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação.

Espaço Cultural BRDE e Museu Paranaense lançam série de podcasts
(Foto: Divulgação)
Publicidade
O Museu Parananese e o BRDE lançam uma série de podcasts como parte do programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação. Trata-se de uma cooperação institucional idealizada pelo Mupa e o Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões. A iniciativa prevê também duas exposições, ainda sem data de abertura, que discutem memória, representação, identidade e representatividade, tanto da erva-mate em si como da sociedade paranaense em sua ampla formação.

Com o título “Mulheres e Erva-mate”, o primeiro episódio da série de podcasts traz uma entrevista com a socióloga e professora Amélia Siegel Corrêa. A partir da figura de Maria Clara Abreu de Leão, Amélia traça um panorama da Curitiba da virada do século 19 para o 20, com foco na participação das mulheres na cadeia produtiva da erva-mate da época.

A cada mês, um novo episódio será disponibilizado nas redes sociais do Museu Paranaense e do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões.

O programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação tem como objetivo incentivar a pesquisa em acervos, estimular novos recortes curatoriais e proporcionar a ampliação de públicos com a circulação de acervos de Curitiba. A primeira iniciativa nesse sentido foi fomentar pesquisas sobre acervos relacionados à erva-mate, buscando amplificar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural.

Para o diretor do BRDE, Wilson Bley, a cooperação entre instituições é uma das formas de valorizar o patrimônio paranaense e incentivar o fortalecimento da cultura e da pesquisa. “Nessa colaboração firmada entre o Palacete dos Leões - Espaço Cultural do BRDE e o Mupa nossa proposta foi incentivar a pesquisa sobre o patrimônio ervateiro a partir do importante acervo do Museu Paranaense, o primeiro criado no Paraná, em 1876”, estaca.

PESQUISADORA – Amélia Siegel Corrêa é professora de História da Arte, socióloga e consultora de museus e exposições. Pesquisadora na área de artes visuais, gênero e patrimônio histórico. É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e integrou o programa de pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Copenhagen.

Escreveu "Alfredo Andersen: retratos e paisagens de um norueguês caboclo", de 2014, e atualmente prepara, em conjunto com a historiadora Solange Rocha, o Boletim Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba, sobre a história do Palacete Leão Jr.

BRDE  Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferece programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à história, artes visuais, arquitetura e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de mostras temporárias de artistas nacionais e de exposições em parceria com outras instituições culturais.

MUSEU PARANAENSE  O Museu Paranaense, fundado em 1876, é o mais antigo do Paraná e o terceiro mais antigo do Brasil. Com um acervo atual de aproximadamente 800 mil itens, as peças são mostradas ao público em exposições abertas e gratuitas, divididas em salas de mostras temporárias e de longa duração.

Devido ao rico acervo histórico, o museu tem uma forte atuação de pesquisa em áreas como a Antropologia, História, Arqueologia, mas também propõe conexões interdisciplinares entre estes campos, combinadas com uma visão expandida para a Arte Contemporânea.

Serviço:

Episódio 1 – Mulheres e Erva-mate com Amélia Siegel Corrêa
Como acessar:
 Redes sociais (Facebook e Instagram) do Museu Paranaense @MuseuParanaense e Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões @EspacoCulturalBrde

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia