Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Escola João Maria Cruz conquista o Selo Sesi ODS pela terceira vez

Escola Municipal recebeu o reconhecimento pela ótima avaliação de seus projetos na área de sustentabilidade

Escola João Maria Cruz conquista o Selo Sesi ODS pela terceira vez
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Pelo terceiro ano a Escola Municipal João Maria Cruz recebeu o Selo Sesi ODS, pelas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seu papel como articulador do crescimento sustentável no Paraná. A honraria foi concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), graças ao conjunto de projetos realizados pela escola, promovendo a sustentabilidade.

Conforme a analista do SESI/PR e membro do comitê avaliador do prêmio, Fernanda Favoratto Martins Butenas, a entidade avaliou os impactos que as instituições tiveram graças a suas práticas nas áreas ambiental, social, de governança e inovação. Os projetos foram avaliados por um conjunto de especialistas em sustentabilidade, o que valoriza ainda mais o trabalho que vem sendo feito pela escola nos últimos anos.

"Vemos que a escola está cada vez mais melhorando seus resultados, tendo impactos mais mensuráveis na comunidade e possui metodologia. Olhamos a quantidade e qualidade das ações e vemos uma melhora a cada ano, consolidando a prática realizada pela escola, além do alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", relata a analista.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a parceria entre escola e comunidade foi fundamental para a conquista. "Um dos impactos considerados pelo SESI foi a grande participação da comunidade nos projetos, com envolvimento de toda a Associação de Pais e Funcionários, demonstrando o empenho da coordenação, apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade escolar", comemorou a secretária.

A diretora Eliana Gualberto Carvalho conta que a cada ano a escola inclui outras inovações, sem abandonar as práticas já realizadas. "Com mais esta conquista em 2022, nós só temos a crescer com o projeto, fazendo com que nossos alunos se tornem a cada dia mais multiplicadores das boas práticas ambientais", considera a diretora.

Arthur Alves Christani, aluno do 5o ano da escola, participa dos projetos estudando, atuando na horta, levando óleo usado, tampinhas, lacres e blisters. Ele considera que "muita coisa ainda tem que mudar" na sociedade. "A escola nos ensina a ajudar o meio ambiente. Ela nos incentiva a sair daqui sabendo tudo o que tem que fazer. Hoje algumas empresas fazem tudo certinho, mas outras não estão nem aí", considera ele.

Rosângela do Rocio Pinto, servente escolar, conta que todos os funcionários da escola assumem seu papel como educadores e motivadores. "Nós participamos em tudo, desde o plantio, virando a terra, incentivamos os alunos a plantar, comer e levar para casa os alimentos. Hoje, graças ao incentivo nosso, grande parte deles já possui horta em casa", conta a funcionária.


Projeto reúne iniciativas sustentáveis

O projeto 'Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família' reúne uma série de práticas sustentáveis, com o envolvimento ativo dos alunos, funcionários e comunidade, como horta orgânica, coleta e uso racional da água, coleta e destinação de óleo usado, reciclagem de tampinhas, lacres, blisters de remédios e caixas de leite, entre outras. A professora Ederli Bonfim Brandt Zadra comenta que os projetos agregam muitos conhecimentos e práticas sociais saudáveis aos alunos. "Eles trabalham os porquês da sustentabilidade. Agregamos a parte pedagógica e também a participação da comunidade. Trabalhamos a importância de arrecadar os materiais que seriam descartados, o uso da compostagem, e vemos neles a consciência da preservação do meio ambiente", anota ela.

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Escola João Maria Cruz conquista o Selo Sesi ODS pela terceira vez | Correio dos Campos