Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Ensino lúdico é peça-chave para aprender Matemática

Ponta Grossa adota práticas de ludicidade para o ensino da matéria nas escolas municipais; estratégia foi defendida também pelo reitor da UEPG durante premiação da Olimpíada Ponta-grossense de Matemática

Ensino lúdico é peça-chave para aprender Matemática
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O uso de elementos lúdicos para o ensino da Matemática é uma estratégia eficiente e prazerosa para o ensino da matéria nas escolas, considera o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto. A fala do reitor ocorreu durante a premiação da 10ª Olimpíada Ponta-grossense de Matemática, ocorrida no sábado (16) na Arena Multiuso, cedida pela Prefeitura do município para o evento. Nesta OPMAT foram premiados 87 estudantes das escolas públicas municipais.

A análise se encontra com as práticas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação para o ensino na Rede Municipal de Ensino, que vem desenvolvendo abordagens lúdicas para o ensino da matemática. Uma destas iniciativas é o uso do Cubo de Rubik, o cubo mágico, realizada pela Escola Municipal Haydeê Ferreira de Oliveira, no Jardim Maracanã.

Uma diversidade didática, mais lúdica, ajuda a mostrar que a matéria não é "um bicho de sete cabeças", considera Sanches Neto. "Ela deixa de ser isso para ser um espaço de prazer, de conhecimento pelo prazer. E aí a relação é material com a matemática, de maneira física, por meio de um objeto que é lúdico. É fundamental para tirar essa visão negativa que se possa ter da matemática. São ações pedagógicas dessa natureza que modificam a nossa compreensão dessa área tão importante do conhecimento", analisa o reitor.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, aponta que esta forma de ensinar oferece resultados muito relevantes para a aprendizagem dos alunos. "Com abordagens lúdicas e transdisciplinares estamos evoluindo muito nos resultados de aprendizagem de nossos alunos. A ludicidade permeia nosso currículo e tem se mostrado uma estratégia fundamental para o ensino da matemática, trazendo resultados efetivos para as escolas", considera Simone.

Resultado de ouro

Um dos bons resultados destas práticas foi registrado pela Escola Municipal Haydeê Ferreira de Oliveira. A aluna Rayane de Oliveira Matoso, participante do Desafio do Cubo Mágico, foi medalha de ouro no nível Júnior da 10ª OPMAT. A mãe de Rayane, Rosangela Gonçalves de Oliveira Matoso, considera que o ensino contribuiu para o sucesso da filha. "Foi muito legal, é um incentivo a mais para ela se dedicar ao estudo. Foi para a prova com a preocupação de acertar e esses incentivos são muito importantes. O trabalho com o cubo ajudou bastante, ela está sempre montando e tentando ser cada vez mais rápida, marcando o tempo. Quando não consegue, volta a tentar. É algo muito importante para ela", conta a mãe.

Presença pública na OPMAT

O reitor Miguel Sanches Neto vê como crescente a participação das escolas públicas na OPMAT e também na UEPG. "Essa participação é cada vez maior e mais produtiva. Isso pode ser visto de uma maneira muito transparente no aumento do número de alunos na UEPG oriundos de escola pública, e isso começa lá na Educação Básica, passando por todos os estágios até chegar ao estágio universitário. E a OPMAT tem uma função também que é fazer uma promoção, uma divulgação da importância do estudo. Ela divulga isso dentro das escolas, é um culto ao estudo, à dedicação, um culto a essa busca do conhecimento que é fundamental para que tenhamos um país diferente, um país mais focado na formação", acredita o reitor.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Ensino lúdico é peça-chave para aprender Matemática | Correio dos Campos