Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Empreendedores paranaenses vão marcar presença na Expo Paraguay Brasil

Empreendedores paranaenses vão marcar presença na Expo Paraguay Brasil
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Sessenta empresários das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel vão participar da 14ª Expo Paraguay Brasil 2023, maior evento de negócios entre os países, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Assunção, no Paraguai. Rodadas de negócios vão aproximar empreendedores brasileiros e potenciais parceiros comerciais do país vizinho.

A Expo Paraguay Brasil é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) e tem por objetivo divulgar as potencialidades econômicas do Paraná para o Paraguai e estabelecer parcerias estratégicas. A expectativa é atrair mais de dois mil visitantes e gerar mais de US$ 160 milhões em negócios.

A ação de mercado internacional com os paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio PR, Sistema Fiep, da Prefeitura de Curitiba, da Invest Paraná (vinculada ao Governo do Estado), do Sistema Ocepar, do Consulado do Paraguai em Curitiba e da Rede de Investimento e Exportação (Rediex).

O coordenador de Comércio e Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, explica que o momento é promissor para os empreendedores, tendo em vista que o Paraguai busca ampliar sua capacidade tecnológica, o que abre possibilidades de novas conexões. O país é grande exportador de commodities, o que tem gerado oportunidades no agronegócio, no setor de tecnologia da informação e na construção civil, tanto para prestadores de serviços quanto em produtos e, também, em função do novo momento político, pois será o primeiro evento de negócios na gestão do novo presidente.

“Além dos empresários que convidamos, tem um grande fluxo de pessoas indo por iniciativa própria. Identificamos potenciais compradores e parceiros de negócios no Paraguai que podem negociar com empresas brasileiras. Portanto, vamos promover rodadas de negócios para facilitar a negociação entre elas”, comenta.

Rolim lembra que o Paraguai é o país que apresenta melhor plataforma para início de exportação e internacionalização de empresas do Paraná, pela facilidade de acesso a outros países e pela estabilidade.

A opinião é compartilhada pelo empresário Ernani Amaral, que vai participar pela primeira vez de uma feira no exterior. Proprietário de uma empresa de produtos automotivos, em Curitiba, a expectativa é iniciar o processo de exportação em breve.

“O Paraguai seria uma alternativa viável, em função da proximidade do país. Estamos ansiosos e acreditamos que o momento é propício e promissor para isso”, comenta.

O diretor de operações de uma empresa de içamento e movimentação de cargas, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Francisco Ferraes Neto, conta que será sua primeira vez na Expo Paraguai Brasil e que entende que a integração econômica do Cone Sul (região formada pelo Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) é irreversível.

“Queremos entender esse movimento de fornecedores do Paraguai, que passou por um processo forte de industrialização. Vamos olhar com atenção essa cadeia de suprimentos e ver quais são as oportunidades existentes”, conta.

Para ele, a integração da cadeia de suprimentos é um caminho sem volta. A empresa em que atua, fundada há 25 anos, importa atualmente da Europa e da Ásia.

O presidente da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB), Antonio Carlos Dos Santos, diz que são esperados resultados excepcionais em termos de participação de visitantes e geração de negócios, uma vez que o conceito de sustentabilidade está no centro das discussões atuais.

“Hoje todos procuram um modelo de desenvolvimento económico sustentável que deve integrar fatores de produção e ao mesmo tempo cuidar do ambiente. É um grande desafio principalmente para os países em desenvolvimento”, afirma.

Ele comenta que as apresentações da Expo no Brasil geraram uma resposta positiva. Em cidades como Curitiba e Florianópolis, o evento atraiu empresários, autoridades e representantes de associações comerciais com grande interesse nas relações comerciais entre o Paraguai e o Brasil.

Em Curitiba, foi estabelecida uma sólida conexão com aliados importantes, como o Sebrae/PR e a Fecomércio PR. Além disso, a recepção por parte de autoridades e empresários tem sido enriquecedora, demonstrando o interesse genuíno pelo Paraguai como destino de investimentos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia