COM ASSESSORIAS - A prefeita Elizabeth Schmidt cumpriu agenda nesta segunda-feira (07), no município de Maringá, a convite do prefeito Ulisses Maia, para troca de experiências de ações e projetos que estão funcionando em ambas as cidades.
Durante sua visita, Elizabeth conheceu o sistema que já está ofertando mais de duas mil novas vagas de educação infantil em Maringá. De acordo com a prefeita, a Prefeitura de Maringá realiza um credenciamento de escolas particulares interessadas em atender a demanda de 0 a 3 anos de idade. "É um sistema bastante interessante. A escola particular absorve o aluno que ainda não tem vaga, com despesas custeadas pelo município, em um teto máximo pré-fixado. Certamente vamos estudar a viabilidade de implantar esse modelo que está dando tão certo", adianta Elizabeth.
Em Ponta Grossa, segundo dados da Secretaria de Educação, são necessárias cerca de 600 novas vagas para atender toda a demanda da educação infantil de 0 a 3 anos. "Em 2021, tivemos um grande salto na oferta de novas vagas. E estamos trabalhando muito para que toda essa faixa etária esteja na escola", explica a prefeita.
Este avanço, segundo a prefeita, foi possível por duas razões. Uma delas foi o aumento da infraestrutura, com novas unidades escolares construídas, e também pela otimização de salas de aula em todos os CMEIs e escolas. "Fizemos uma redistribuição de turmas e de alunos nestes espaços de maneira mais adequada para ampliar o atendimento. E também temos investimentos importantes na infraestrutura, com novos espaços disponíveis', comenta.
Para 2022, estão sendo contratados 192 novos professores para rede municipal, além da entrega de 3 novas unidades escolares, o Cmei Maria da Conceição Diniz Cunha (Residencial Athenas), o Cmei Vivaldo Sasse (Vila Romana), e a Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiaftela (Estrela do Norte), todas com funcionamento programado ainda para fevereiro.