Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Educadores se inspiram em Leonardo Da Vinci para encarar desafios da sala de aula

Sicredi promove Summit Educação com 600 profissionais para estimular troca de experiências e apresentar soluções pedagógicas

Educadores se inspiram em Leonardo Da Vinci para encarar desafios da sala de aula
O Summit Educação – Programa A União Faz a Vida aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro. (Divulgação/Rafael Danielewicz)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - "Quando a aula sai exatamente como foi programada pelo professor é porque ela não deu certo". Com essa provocação, o educador Miguel Thompson comparou a sala de aula com o oceano e inspirou mais de 600 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que estiveram reunidos no Summit Educação – Programa A União Faz a Vida, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, nos dias 29 e 30 de outubro, na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba.

Além dele também participaram do evento personalidades como o jornalista e escritor Marcos Piangers; Jean Sigel, da Escola de Criatividade; a pedagoga e mestre em Educação, Laura Monte Serrat Barbosa; e o vice-presidente de Educação da Pearson Brasil, Juliano Costa. A metáfora com os mares feita por Thompson se deve às mudanças provocadas pela tecnologia: "atualmente, as crianças são, além de curiosas e inquietas, como sempre foram, ansiosas e imediatistas. Por isso, o professor precisa estar preparado para reviravoltas e tempestades, a exemplo do que acontece quando navegamos".

E nessa onda de mudanças, os participantes debateram sobre os desafios da educação, além de compartilharem informações e reflexões sobre o desenvolvimento das iniciativas realizadas com base na metodologia do Programa A União Faz a Vida (PUFV) - principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa.

Na abertura do evento, o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou o importante papel da iniciativa. "A perspectiva ativa do Programa é fundamental. O Summit Educação nasceu da necessidade de criarmos momentos de troca, tão necessários quando se trabalha com educação. As experiências e reflexões promovidas durante o evento são essenciais para a formação continuada dos professores e educadores”, enfatizou.

O evento também proporcionou aos convidados a apreciação da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado, que veio para Curitiba exclusivamente para o Summit. A mostra contou com cerca de 50 peças entre pinturas e códigos, máquinas e desenhos. As réplicas interativas do que foi produzido por Da Vinci ajudaram a demonstrar como o artista aperfeiçoava suas habilidades a partir da curiosidade em busca por conhecimento. "Algo essencial para quem trabalha com educação", completou Dasenbrock.

Também na cerimônia de abertura, Marcos Piangers falou sobre a importância de valorizar os professores, algo que o Programa A União Faz a Vida faz por meio de capacitações como a realizada esta semana e também com as ações junto às secretarias municipais de educação. "O ser humano se desenvolve muito melhor com o 'olho no olho', algo que aprendemos na sala de aula e que não deveríamos jamais esquecer. Virtudes como colaboração, valorização do ser humano e amor ao próximo, que aprendemos com nossos professores, jamais deveriam ser esquecidas", completou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes.

De acordo com ela, o objetivo de trazer a exposição de Da Vinci foi gerar a reflexão sobre o tema educação e o legado do artista. “Todas as pessoas, em específico os educadores presentes, têm um pouco dele no seu DNA. Vivemos em um mundo onde, cada vez mais, as pessoas curiosas e questionadoras (como foi o artista) conseguem fazer mais conexões e acabam por se destacar no mercado. Portanto, a metodologia desenvolvida pelo PUFV e também utilizada neste evento busca reforçar essas características, já que os projetos nascem dentro da sala de aula por intermédio dos alunos”, disse.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia