Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Opinião

É preciso discutir o futuro dos distritos!

Por Vinícius Camargo, vereador do PMB e líder da bancada de política sobre drogas no Legislativo de Ponta Grossa.

É preciso discutir o futuro dos distritos!
Foto: Divulgação
Publicidade
Com quase 200 anos de emancipação política, Ponta Grossa ainda engatinha quando o assunto é planejamento urbano: uma das maiores cidades do Paraná (em termos de população e também de resultado econômico) ainda dá passos curtos sobre planejar o futuro. Se o cenário não é animador quando olharmos para a área urbana, a situação dos distritos não é melhor.

Ao observamos as regiões dos distritos de Ponta Grossa (Itaiacoca, Guaragi, Piriquitos e Uvaia) notamos que mesmo com os avanços recentes do Governo Marcelo Rangel (PPS), as necessidades ainda são evidentes. A prestação dos diferentes serviços públicos ainda é deficitária e prejudica os moradores das regiões – em alguns casos, os serviços tidos como essenciais inexistem.

Desde que assumi o mandato na Câmara de Vereadores tenho buscado debater mecanismos que garantam uma melhor qualidade de vida para a população que está fora da área urbana de Ponta Grossa. Um desses debates diz respeito ao transporte coletivo que ainda é precário para os moradores das regiões mais afastadas – esse é um cenário que precisa mudar.

Entre os avanços recentes está a instalação de uma base da Guarda Municipal no Guaragi – passo importante, mas que isolado pouco representa para uma política mais efetiva em benefício das regiões distritais. Para 2018, quero aprofundar o debate em prol do fortalecimento na prestação de serviços públicos para os cidadãos que moram nestas regiões que, tanto quanto qualquer outro, pagam impostos e têm este direito.

A melhoria dos distritos tem também um caráter preventivo: com a cidade apresentando os primeiros sinais de favelização (fenômeno mais comum nos municípios de maior porte, principalmente desde o êxodo rural), é vital apresentar qualidade de vida para quem vive no limite entre o campo e a zona urbana. Caso contrário, os riscos de vermos crescerem números ligados ao subemprego e a sub moradia são grandes.

Discutir mecanismos que melhorem a vida de quem mora nos distritos representa pensar no futuro: estruturar esses espaços significa oferecer condições de cidadania e também preparar a cidade para o que está por vir. Há necessidade de se pensar e discutir o planejamento da área urbana com urgência, mas também existe a necessidade de se debater o futuro dos distritos como forma de evitar problemas que já notamos na área urbana atualmente.

Em 2018, quero discutir junto do Executivo a implementação de uma política pública efetiva em prol dos distritos. Essa é uma forma de incentivar a qualidade de vida para quem mora no campo e de quebra garantir o desenvolvimento igualitário entre as diferentes regiões da cidade.

Compartilhe:

Leia também

O que o Dia Nacional da Silvicultura tem a ver com você?*Por: Eleandro Brun - Engenheiro Florestal, Dr. - Professor da UTFPR Dois Vizinhos, Coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Florestal do CREA-PR, Secretário Geral da SBEF (Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais).
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia