Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Discurso em libras surpreende deputados na Assembleia Legislativa

Discurso em libras surpreende deputados na Assembleia Legislativa
Publicidade
A Deputada estadual Claudia Pereira fez, nesta terça-feira, dia 26, durante Sessão Plenária, o primeiro discurso em Libras da história da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi uma homenagem ao Dia Nacional do Surdo, comemorado anualmente em 26 de setembro, data em que, em 1857, o Brasil inaugurou sua primeira escola para surdos, no Rio de Janeiro.

O discurso surpreendeu até mesmo seus colegas deputados, que ficaram em silêncio e sem compreender o que estava sendo comunicado.

Para a deputada, que conhece a Língua de Sinais, este era o objetivo. “Fazer o discurso em Libras foi importante para que os ouvintes pudessem experimentar aquilo que a comunidade surda vive no seu dia a dia e entender os desafios que enfrentam e precisam superar”, afirmou.

Embora a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tenha sido reconhecida em 2002 como a segunda língua oficial do país faltam intérpretes e a comunicação continua sendo a grande barreira para esse público. De acordo com o último censo do IBGE, o Brasil conta com quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Deste total, cerca de um milhão são jovens até 19 anos que precisam estudar e concorrer a vagas no mercado de trabalho.

“Aqui mesmo na Assembleia Legislativa, por exemplo, não temos intérprete de Libras. E isso se repete também na maioria do poder Executivo e Judiciário”, afirmou Claudia. “Podemos imaginar a dificuldade que os surdos têm para compreender o questionamento de um juiz, as recomendações de um médico, as informações de uma repartição pública”, ressaltou.

(Foto: Sandro Nascimento)

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Discurso em libras surpreende deputados na Assembleia Legislativa | Correio dos Campos