Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Diocese estuda reativar ermida de Vila Velha

Bispo, padres e representantes do governo avaliaram a ideia.

Diocese estuda reativar ermida de Vila Velha
Os padres de paróquias de Ponta Grossa e de outras cidades discutiram como pode ser a utilização da ermida
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ainda em 2018, Ano Estadual do Turismo Religioso, a Diocese de Ponta Grossa pretende ver oficializada a permissão de uso da Ermida Nossa Senhora de Vila Velha/Santuário Mãe da Divina raça, a padroeira da Diocese. Em 2017, além de documento encaminhado, o bispo dom Sergio Arthur Braschi se reuniu com representantes do governo do Estado para tratar do assunto. Em resposta, nesta quinta-feira (1º), o assessor da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, Eliseu Sebastião Rocha, se encontrou com dom Sergio e padres de paróquias de Ponta Grossa e da região.

De acordo com o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, o primeiro contato, ano passado, foi com o superintende do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcelos. "Hoje, ouvimos os padres,apresentamos a proposta e fizemos alguns encaminhamentos. A intenção é envolver as paróquias e a Pastoral do Turismo para que aconteçam celebrações periódicas (no santuário), talvez até semanais. No inicio dos trabalhos, devem ser uma vez ao mês. Também a presença de alguém lá durante todo o dia para receber e orientar os turistas, com possibilidade de uma celebração ou momento de oração", comentou padre Joel. Há a intenção de unir o santuário aos demais da Diocese. "Fazer que haja integração com a possibilidade de ligar o santuário à Rota do Rosário e à Rota dos Tropeiros, já que está dentro da temática", acrescentou.

Ainda existe a possibilidade de a ermida ser utilizada em retiros, encontros e eventos, como uma jornada da família, vocacional e da juventude, ressaltou o padre, citando que a definição exata sobre o uso acontecerá posteriormente. "A ermida nasceu para ser santuário (ela foi transformada no dia 25 de julho de 1983, em documento do papa João Paulo II. Foi um sonho de (bispo) dom Geraldo (Pellanda) como sinal da presença de Deus no local. Podemos agora intensificar os cuidados e prática pastoral, agregar turismo e orientação espiritual que peregrinos querem e buscam em tantos locais", destacou padre Joel.

Eliseu Sebastião Rocha informou que o documento protocolado por dom Sergio está no IAP para a análise técnica. "Vim ouvir o que a Igreja pensa em fazer lá, colher mais informações para que possa repassar ao Instituto e ajudar na análise. O governo é aberto ao dialogo e, dentro da legalidade, veremos a possibilidade da reabertura da ermida. Tudo depende do parecer técnico", avaliou. Em até 20 dias, Rocha acredita que haja um posicionamento oficial. Para o bispo, foi importante a disponibilidade dos organismos do Estado em procurar dar resposta aos contatos mantidos. "Queremos voltar a utilizar a ermida da Mãe da Divina Graça. A conversa com os padres da cidade e do interior hoje foi para ver como vão pastoralmente usar o lugar. Peço a oração de todos. Afinal, 2018 é o Ano Estadual do Turismo Religioso. O momento é mais que apropriado", analisou dom Sergio.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia