Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Diocese envia missionários à Amazônia

Seminaristas, diácono e três leigos viajam dia 9

Diocese envia missionários à Amazônia
Dom Sergio contou a história de São Francisco Xavier, seu padroeiro, que foi o grande evangelizador do Oriente. (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O bispo dom Sergio Arthur Braschi fez o envio, na noite desta terça-feira (3), de um grupo de seis missionários para a Prelazia de Lábrea (AM). Um diácono e sua esposa, dois seminaristas e duas leigas embarcam na próxima segunda-feira para passar um mês na região amazônica, de 9 de dezembro a 10 de janeiro. Essa é a segunda leva de missionários enviada pela Diocese de Ponta Grossa à prelazia, nesta época do ano. Em 2018, viajaram duas leigas e dois seminaristas à circunscrição eclesiástica, onde a diocese mantém sacerdotes desde 2012, dentro do Projeto Igreja-Irmã.

Lábrea fica a 852 quilômetros de Manaus, no Amazonas. O padre José Nilson Santos embarcou em missão em outubro de 2016, quando foi substituir o primeiro missionário diocesano, padre José Lauro Gonçalves Gomes, que ficou quatro anos na prelazia. Ao todo, são quatro paróquias, situadas em quatro municípios. Em 2018, embarcaram para a região a coordenadora do Conselho Missionário Diocesano, Neuci Marques de Jesus; a coordenadora diocesana da Infância Missionária, Sueli Aparecida Guimarães, e os seminaristas Jeferson Davi Sviercoski Sanches e Gabriel Pereira Freytag.

Dom Sergio lembrou que, apesar de não ser para um período longo, o envio tem a força do Espírito Santo, "que vocês vão levar, vão receber; que continua o envio dos apóstolos, dos discípulos e discípulas de primeira hora. Vocês vão verdadeiramente levar o Evangelho de Cristo. Para algumas pessoas que vocês vão encontrar, em algum breve instante, vocês deixarão algo que vai tocá-las, que mudará suas vidas. É preciso ir com a consciência que o envio é uma graça, que vai funcionar", dizia o bispo, que celebrou a cerimônia no dia de seu aniversário e de São Francisco Xavier, seu padroeiro.

Segundo o bispo, este segundo envio representa o crescimento da ligação com a Igreja-irmã da Prelazia de Lábrea. "Estreita laços e as pessoas voltam com uma experiência que vai marcar a vida e, certamente, frutificar em outros missionários. Deus vai utilizar a presença dessas pessoas, as palavras que dirão, o testemunho que darão, para tocar alguns corações, para, quem sabe, pessoas voltem para Cristo, que se encontrem com a Igreja. E serão muitas pessoas tocadas pela coragem de nossos missionários de irem para lá", acrescentou dom Sergio.

O diácono Pedro Lang, que, com sua esposa, Salete, passou quatro anos na Missão Católica São Paulo VI, na Guiné Bissau, na África, lembrou a força de uma Igreja que envia. "Missionário é aquele que, de fato, é enviado por uma Igreja para uma outra Igreja para estar no meio do povo. "Ter um bispo que, diariamente, reza pela gente; ter por detrás uma Igreja que reza, que celebra um envio missionário...isto não é pouco, isto é muito. Vocês terão essa experiência para viver lá e perceberão a força desse envio. Nos quatro anos na África, a gente ouvia essas orações. Vocês seis são corajosos, mas saibam que são escolhidos", destacou, ao que, Salete complementou. "Alguns corajosos, alguns um pouco loucos, mas a missão é feita assim. É algo muito bonito dessa nossa Igreja poder testemunhar esse amor de Deus. Parece pouco (tempo), mas é muito, especialmente para os que lá estão, esperando uma palavra, esperando este missionário que chega", frisou.

Embarcam dia 9 para Lábrea o diácono Gilson Camilo dos Santos e sua esposa Bernadete; os seminaristas Iuri Nack Buss e André Emanuel França, a leiga consagrada Flávia Carla Nascimento e a jornalista Cláudia Aparecida Carneiro.


Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia