Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

DGSUAS se reúne com entidades privadas que prestam serviços socioassistenciais em Ponta Grossa

DGSUAS se reúne com entidades privadas que prestam serviços socioassistenciais em Ponta Grossa
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Departamento de Gestão do SUAS realizou nesta semana a primeira reunião técnica de 2023 com as entidades privadas com Termos de Colaboração com a Fundação de Assistência Social. A presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, explica que a reunião faz parte do monitoramento da rede socioassistencial do município. "Acompanhamos regularmente as instituições através de relatórios mensais, visitas institucionais e reuniões com os responsáveis técnicos dos serviços, com o objetivo de repassar informações, orientações, trocar experiências e avaliar os serviços ofertados", afirma a presidente.

Em 2022, a FASPG realizou o repasse de R$ 20.685.577,56 em recursos próprios municipais para as entidades com Termos de Colaboração. Para o 1º semestre de 2023, estão previstos R$ 10.358.083,56 para 30 instituições que ofertam serviços como: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência, Centro Dia para idosos e pessoas com deficiência e Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, famílias, pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de rua.

A prefeita Elizabeth Schmidt considera o repasse de recursos uma forma de reconhecimento ao trabalho sério e importantíssimo que as entidades desenvolvem na cidade. "A cooperação do poder público com as entidades é fundamental para garantir assistência às pessoas que mais precisam", completa.

Novidades para 2023

Na primeira reunião do ano, foi apresentado o novo modelo de relatório de atendimento, documento que todas as instituições recebem recursos da FASPG precisam entregar mensalmente, com o cadastro das pessoas atendidas e informações sobre os serviços prestados para a população. Segundo a diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Sandra Regina Wichert Cisco, nos anos anteriores, o documento era em formato de planilha do Excell. "Para 2023 elaboramos um modelo mais fácil e intuitivo, e que poderá ser utilizado como instrumento de trabalho no dia-a-dia, favorecendo o preenchimento pela equipe técnica e a coleta de dados para análise pela gestão", detalha Sandra.

Outra novidade apresentada para os técnicos das entidades foi o "MyMaps", que é um mapa personalizado, elaborado pelo DGSUAS utilizando um serviço gratuito do Google Maps. O mapa tem como objetivo facilitar para a população a localização da unidade de CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e de CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social no seu território. "Até então, a territorialização se dava apenas por nome de bairros/vilas, não dando informações tão precisas, o que dificultava a chegada dos usuários até a unidade de atendimento. Com o mapa personalizado, o usuário poderá digitar o nome da sua rua e número da sua residência e o serviço informará qual é o CRAS ou CREAS de referência daquele endereço", explica a diretora do departamento.

Para os técnicos das entidades, o mapa agilizará os encaminhamentos dos usuários para as unidades, já que o trabalho das instituições deve ser sempre articulado com os CRAS e CREAS.

Links de acesso:
CRAS: https://bit.ly/CRASPG
CREAS: https://bit.ly/CREASPG

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia