Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Desligamento do sinal analógico fomenta debates na SET Sul

Desligamento do sinal analógico fomenta debates na SET Sul
Publicidade
Seminário realizado nessa semana na Universidade Positivo trouxe as principais tendências tecnológicas para a área audiovisual

 

Nessa semana, nos dias 6 e 7 de junho, Curitiba recebeu o SET Sul 2017, evento que discute as principais tendências tecnológicas do mercado para a área audiovisual. O seminário tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre tecnologia audiovisual, gerar oportunidades de aperfeiçoamento para profissionais da área e fomentar novos negócios entre integrantes do setor. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e neste ano foi uma oportunidade para entidades e empresas do ramo discutirem o cenário do desligamento do sinal analógico, que acontece em Curitiba, Ponta Grossa e outras 25 cidades da região em janeiro de 2018.

O primeiro painel do seminário, na manhã do dia 6 de junho, analisou o futuro após o desligamento do sinal analógico, com a proposta de debater principalmente o período de 2018 até 2023 - quando o sinal analógico será desligado em todo o país.

Ivan Miranda, diretor de engenharia da RPC e diretor da Regional Sul da SET, foi um dos painelistas e expos as ações feitas no Paraná para atingir a meta de 97% de convertidos. “A comunicação do desligamento não pode gerar ruídos para a população, precisa ser clara e objetiva para que haja engajamento”, comentou. Miranda também falou da preocupação com o interior do Paraná, que terá seu desligamento somente em novembro de 2018, mas que representa grande parte do PIB do Estado, e da responsabilidade das emissoras. “Como meio de comunicação de massa, temos a responsabilidade levar sinal de qualidade para as pessoas mesmo com a complexidade do processo em municípios menores que não estão tão preparados para a mudança”, disse Miranda.

No segundo dia, Miranda foi moderador de um novo bate-papo, desta vez apresentando o case do desligamento no Paraná. Marcelo Dias Lopes, diretor de programação da RPC e coordenador do grupo de mídias da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), foi um dos participantes e apresentou as ações que a RPC e demais emissoras estão fazendo. “O desafio não é só de uma área, nem de uma emissora apenas. Para não perder forças, temos feito um trabalho coordenado, com todos os canais de TV falando dos mesmos temas, com o objetivo de levar ao maior número de pessoas a informação necessária para que ninguém fique sem TV”, contou Lopes. Além disso, ressaltou a importância de informar as pessoas que têm direito a receber o kit digital, com antena, cabo e conversor. “Mesmo antes de começar a entrega, já estamos incentivando para que façam a consulta através do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e realizem o cadastro no site da Seja Digital em campanhas, eventos e ações comunitárias”, disse Lopes.

Realizado na Universidade Positivo, o SET Sul 2017 também teve um espaço preparado pela RPC com promotoras treinadas para atender telespectadores, tirar dúvidas e comparar a diferença de qualidade entre os sinais analógico e digital. O engenheiro de telecomunicações da RPC, Lucas Pellegrini, aposta na importância desse diálogo com o público. "As pessoas puderam ter a experiência de comparar os sinais e verificar a melhoria significativa na qualidade de som e imagem do digital. Estamos marcando presença em mais um evento relevante para o setor de tecnologia, que está em ascensão", explica.

Fonte: GRPCOM

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia