Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

DER/PR licita anteprojeto de duplicação da PR-151, perto da UTFPR, em Ponta Grossa

DER/PR licita anteprojeto de duplicação da PR-151, perto da UTFPR, em Ponta Grossa
(Foto: DER-PR)
Publicidade
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 entre a PRC-373 e a Rua Charles Louis Jean Renaud, no perímetro urbano de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. O trecho tem 5,24 quilômetros de extensão, também servindo de acesso para um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Está marcado para o dia 24 de janeiro a sessão de abertura simultânea das propostas de preços e propostas técnicas das empresas interessadas, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O orçamento estimado para o anteprojeto é de R$ 1.039.210,82.

Uma comissão de contratação do DER/PR irá analisar todas as propostas apresentadas, e atribuir uma pontuação a cada uma, seguindo os critérios em edital para avaliar os preços e a capacidade técnica das empresas. A participante com maior pontuação será convocada a apresentar seus documentos de habilitação para continuar o processo.

“Temos diariamente milhares de pessoas utilizando este trecho da PR-151 para acessar a UTFPR e bairros vizinhos, muito além da capacidade de tráfego da rodovia. É uma situação que estamos dando o primeiro passo para solucionar, com um anteprojeto que irá embasar a contratação da obra de duplicação, encerrando os congestionamentos e evitando acidentes”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É mais uma promessa desta gestão que estamos levando a termo, que vamos tirar do papel muito em breve”.

“As soluções para a obra ainda serão definidas pelos estudos e análises, mas estamos prevendo um novo viaduto no entroncamento da PR-151 com a Rua Rio Cavernoso, alargamento da ponte sobre o Rio Pitangui e construção de uma segunda ponte paralela, e readequação das rótulas existentes, inclusive próximo ao viaduto da PRC-373”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Após a conclusão da licitação e a assinatura do contrato, os serviços vão começar pelos estudos de segurança de trânsito, estudos de traçado e plano de trabalho ambiental. O prazo de elaboração do anteprojeto é de 12 meses, e inclui ainda atividades como contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos de campo, sondagens geotécnicas, plano funcional, campanhas de fauna e de flora, entre várias outras.

O anteprojeto serve como base para a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia de uma obra, geralmente sendo aproveitado para uma contratação integrada futura, que inclui os projetos e a execução da obra em um mesmo contrato.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia