Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

CPI das Questões Fundiárias encerra fase de investigação

Uma das sugestões para constar no relatório final é para que onde exista ocupação irregular de terra que seja determinada a desocupação e a reintegração de posse

CPI das Questões Fundiárias encerra fase de investigação
Publicidade
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Questões Fundiárias, presidida pelo deputado estadual Marcio Pauliki, encerra a fase de investigação e agora aguarda o relatório final que deve ficar pronto até fevereiro. Nesta fase foram realizadas cinco oitivas, visitas a acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pedido de informações a nove órgãos: Instituto de Terras e Cartografia do Paraná (ITCG), Coordenadoria Especial de Mediação de Conflitos da Terra (CoorTerra), Policia Civil, Policia Militar, Superintendência do Ibama, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério Público e também Casa Civil.

“Conseguimos fazer um trabalho sério e imparcial. Uma das sugestões para constar no relatório final é para que onde exista ocupação irregular de terra que seja determinada a desocupação e a reintegração de posse. Outro objetivo é que o Incra faça sua parte e realize os assentamentos de acordo com o que prevê a legislação”, afirma o deputado Pauliki.

Foram realizadas oitivas com o coordenador Coordenadoria Especial de Mediação de Conflitos da Terra (Coorterra) da Secretaria Estadual de Segurança Pública, major Jean Puchetti; residente da Federação Paranaense de Agricultura (Faep), Ágide Meneguete; e o diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cabral; o chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do órgão do Incra, Walter Pozzobom; assessor especial de Assuntos Fundiários do Governo do Paraná, Hamilton Serighelli.

Além disso, foi realizada a visita in loco no Acampamento Maria Rosa do Contestado, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no município de Castro.
“Temos muitos depoimentos, dados, e opiniões que certamente irão embasar o trabalho de relatoria final para que possamos encaminhar o resultado da CPI para o Ministério Público”, afirma Pauliki.

O relator da comissão é o deputado Paulo Litro, que também avalia positivamente os passos da CPI. “Durante este período da CPI, pudemos obter muitas informações e verificar situações que receberam nossa atenção de forma especial. A partir disso, tenho certeza, que entregaremos um relatório com muitos apontamentos aos órgãos competentes para que eles aprofundem as investigações. A entrega do relatório é o primeiro passo para que ouras ações aconteçam e desta forma, a CPI terá a eficácia que queremos”, ressalta Litro.

Fazem parte da CPI ainda como membros titulares os deputados Elio Rusch, Claudia Pereira, Professor Lemos, Tião Medeiros e Felipe Francischini.

Compartilhe:

Leia também

Agrocete leva tecnologia de aplicação e resultados de campo para a Showtec 2026Empresa paranaense destaca soluções voltadas à construção da produtividade no milho safrinha e na soja durante a feira em Maracaju (MS)
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Festival Rota 01 Mototurismo impulsiona turismo de eventos em Ponta Grossa

CIN Estágios abre novo processo seletivo para estudantes de nível médio e superior em Piraí do Sul

UBS Bom Jesus abre das 09h às 15h neste sábado (04) para o ‘Sabadão da Vacina’

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Publicidade
Desenvolvido por Flize Tecnologia