Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Corpo de Bombeiros solicita apoio da ACIPG

Mudança na legislação municipal será estudada para equipar corporação

Corpo de Bombeiros solicita apoio da ACIPG
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu, nesta semana, integrantes do Corpo de Bombeiros, para tratar sobre a proteção civil no município. O objetivo é estudar a criação de uma taxa municipal para auxiliar a corporação que passa por dificuldades para manutenção dos serviços, em virtude do sucateamento dos equipamentos.

Além dos diretores da ACIPG, participaram da reunião, o comandante Hemerson Saqueta Barbosa; o major subcomandante do 2º Grupamento, Carlos Alberto de Oliveira; o Coordenadoria Regional de Defesa Civil, major José Adriano Prado Spak e o capitão Andre Lopes de Oliveira, além da presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Jane Villaca.

Barbosa lembra que no ano passado, uma reunião como esta aconteceu e a ACIPG acompanhou o entendimento, comum em diversos municípios brasileiros, que a cobranças de taxas de combate ao incêndio por prefeituras eram consideradas inconstitucionais. Porém, salienta que em outros estados, o entendimento é outro por terem regularizado a situação. “O que falta aqui no Paraná é uma lei que ampare os municípios a contribuírem com os serviços de segurança pública. Há mais de 10 anos, Ponta Grossa não tem um fundo municipal que patrocine a melhoria dos serviços”.

O comandante comenta que atualmente o município conta com quatro caminhões de combate ao incêndio e uma carreta tanque, mas chegaram ao ponto de ter apenas um caminhão na cidade, emprestado. Ele conta que todos estavam em manutenção e o veículo que atendeu Ponta Grossa, era do município de Palmeira. “Hoje regularizamos, estamos com os caminhões de combate de incêndio funcionando graças ao Conselho Comunitário de Segurança, que com a promessa do pagamento, as oficinas arrumaram, considerando o prazo de 90 dias para receber do governo do Paraná, previsto em lei”, explica.

Barbosa relata que o Corpo de Bombeiros passa por outras dificuldades cita o exemplo de Cascavel. Segundo ele, neste município, a contribuição é destinada para a Defesa Civil, que desde 2012 passou a ser atendida pelos municípios. Ele conta que seguindo o exemplo, outros municípios alteraram a legislação devida a inconstitucionalidade do modelo anterior. “Se o estado não consegue dar a manutenção que precisaríamos, esta taxa daria condição de equiparmos para atender bem a população de Ponta Grossa”, salienta Barbosa, que solicitou a orientação jurídica da entidade sobre o assunto.

O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, disse que o Departamento Jurídico da ACIPG estudará o modelo de proposta de lei e após informado sobre a legalidade, a entidade se manifestará em apoio ou não à medida. “Chegamos à conclusão que Ponta Grossa necessita de uma lei municipal como era o Funrebom, para arrecadar recursos, e por consequência, equipar o Corpo de Bombeiro. Porém, precisamos checar se a medida não seria ilegal. Independentemente disso, entraremos em contato com nossos deputados, bem como com a governadora Cida Borghetti (PP), para conseguirmos recursos para amenizar os problemas da corporação em Ponta Grossa”, finaliza Fonseca.

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia