Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Coronavírus: Liminar suspende pena em regime domiciliar para presos do grupo de risco, em Ponta Grossa

De acordo com o MP-PR, medida suspensa autorizaria que 158 detentos fossem monitorados de forma eletrônica. Nova decisão foi expedida nesta terça-feira (7)

Coronavírus: Liminar suspende pena em regime domiciliar para presos do grupo de risco, em Ponta Grossa
A Cadeia Pública de Ponta Grossa — Foto: Reprodução RPC
Publicidade
G1 - O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu uma decisão que autorizava que presos do grupo de risco do novo coronavírus deixassem unidades prisionais de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e cumprissem pena em regime domiciliar.

A liminar atende um pedido feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e foi expedida nesta terça-feira (7).

Segundo o MP-PR, 158 presos seriam autorizados a cumprir pena domiciliar com monitoramento eletrônico.

O Ministério Público justificou o pedido de suspensão da medida alegando que a decisão não havia deixado claro quais presos teriam a prisão domiciliar concedida.

O órgão disse ainda que a decisão foi feita de forma genérica, sem comprovação e análise do setor médico das unidades prisionais.

Ainda de acordo com o MP-PR, a medida poderia colocar condenados por crimes graves, como homicídio qualificado e feminicídio, em prisão domiciliar.

Por este motivo, o órgão disse que defende que as sentenças sejam proferidas após análise de cada caso individual, e não de forma coletiva.

Recomendação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou em 17 de março que fossem adotadas medidas de prevenção ao novo coronavírus nas cadeias, como a mudança de regime.

No Paraná, um relatório do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) apontou que mais de 2,5 mil presos em delegacias e presídios foram autorizados pela Justiça a cumprir prisão domiciliar por causa do risco de contágio.

A maioria dos presos beneficiados no estado são do regime fechado. Entre 16 de março e 3 de abril, 1.719 deixaram unidades prisionais. Outros 678 que cumpriam pena no semiaberto também foram para o regime domiciliar.

O MP-PR tem questionado algumas decisões, consideradas pelos promotores como genéricas. O órgão afirmou que, nesses casos, estão sendo averiguadas apenas a inclusão do detento em alguma hipótese mencionada na recomendação do CNJ.

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia