Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Coronavírus: Justiça suspende retorno de servidores municipais com mais de 60 anos ao trabalho presencial, em Ponta Grossa

Servidores retomaram serviço presencial em 18 de janeiro, após um decreto municipal. Decisão da Justiça entrou em vigor nesta segunda-feira (25) e considera risco do grupo diante da pandemia.

Coronavírus: Justiça suspende retorno de servidores municipais com mais de 60 anos ao trabalho presencial, em Ponta Grossa
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
Uma decisão da Justiça do Trabalho suspendeu de um decreto da Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, que determinava a volta dos servidores municipais com mais de 60 anos ao trabalho presencial em meio à pandemia do novo coronavírus.

A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (25).

Conforme texto, o juiz baseou a decisão na maior probabilidade de pessoas acima dos 60 anos desenvolverem quadros mais graves da Covid-19, inclusive com risco de morte em decorrência da doença, e afirmou que a administração municipal não deve adotar critérios que deem menos proteção aos servidores da cidade do que os previstos em legislação estadual ou federal.

Além disso, o magistrado determinou pena no valor de R$ 50 mil por dia e por servidor caso a prefeitura descumpra a medida.

A Prefeitura de Ponta Grossa disse que avalia o teor da decisão para recorrer da medida dentro do prazo legal, mas que os servidores retornarão ao trabalho remoto até novo parecer judicial.

Entidade sindical reagiu ao decreto

Os servidores acima dos 60 anos retornaram ao trabalho presencial em 18 de janeiro, data prevista pelo decreto publicado no dia 15 do mesmo mês, no Diário Oficial do município.

Conforme texto, as exceções para volta ao trabalho eram apenas para funcionários que tinham comorbidades.

Após a publicação do decreto, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa pediu a suspensão do ato junto ao Cômite Municipal de Emergência da Covid-19, mas teve o pedido negado.

Então, a entidade protocolou uma ação na Justiça do Trabalho sob o argumento de que "o retorno ao trabalho presencial configura risco à saúde dos servidores".

Ponta Grossa tem 16.884 casos confirmados do novo coronavírus, com 6.831 pessoas recuperadas e 266 óbitos confirmados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, no domingo (24).

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia