Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Cooperjovem realiza formação com professores do Município

Programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação passou de 19 escolas em 2017 para 44 em 2018, semeando os valores do cooperativismo entre alunos, professores e comunidade escolar.

Cooperjovem realiza formação  com professores do Município
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Professores da Rede Municipal de Ensino estão realizando mais uma formação dentro do programa Cooperjovem, realizado em Ponta Grossa em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB). Neste ano o número de escolas participantes aumentou mais de 100%, saltando de 19 no ano anterior para 44 em 2018. Os alunos farão, junto com seus professores, projetos que valorizam os conceitos do cooperativismo, com vistas à transformação da sociedade.

Nesta etapa, os professores discutem em grupos os princípios do cooperativismo, seu funcionamento e valores, com o objetivo de aplicar estas ideias no trabalho das escolas, conforme Maria Inês Bento, instrutora de formação do Sicoob. “Através de uma dinâmica, eles entendem na prática o que é uma cooperativa e sobre como estes valores podem contribuir com a Educação. Neste momento estamos começando a demonstrar como os projetos podem ser desenvolvidos na escola”.

Após esta formação, os professores levarão até a comunidade escolar uma discussão e uma pesquisa sobre situações-problema que podem ser transformados em projetos transformadores, conta a assessora pedagógica da SME Aparecida Castanho, coordenadora do programa. “Tudo começa com a pesquisa. Saindo desta etapa da formação, as professoras farão o repasse do que é o programa para a escola, crianças e pais. O próximo passo é fazer uma pesquisa conjunta e identificar uma situação-problema a partir do qual desenvolver o trabalho deles. Não vem nada enlatado. A própria comunidade decide o que fazer como projeto”, conta Aparecida.

Com o projeto definido, serão realizados ainda mais dois eventos de formação. Durante o ano, a SME realiza o acompanhamento dos projetos, junto com o Sicoob, com vistas à apresentação final do projeto e avaliação dos resultados. No final do ano, é feita a cerimônia de encerramento e premiação para os melhores projetos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia