Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Construção de 'Forte Sant'Ana' deixa Ponta Grossa mais próxima de conquistar a ESA

A Prefeitura apoia o projeto e se coloca a disposição da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld)

Construção de 'Forte Sant'Ana' deixa Ponta Grossa mais próxima de conquistar a ESA
(Foto: Reprodução)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) está elaborando o projeto de construção da Nova Brigada no "Forte Sant'Ana". O projeto inclui a construção de seis organizações militares, são elas: Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, Esquadrão de Comando da Brigada, 25º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado, Órgão de Inteligência, 5ª Companhia de Comunicações Blindada, a Base de Administração, um clube social militar e hotel de trânsito. A iniciativa tem o apoio do Governo Municipal, deixando Ponta Grossa mais próxima de ser a sede para implantação da Escola de Sargentos de Armas (ESA).

A concentração dessas seis novas organizações militares, além do 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC) e do Posto Médico da Guarnição, possibilitará racionalização de atividades administrativas, economia de recursos e otimização operacional. Assim, a Brigada está propondo ao Comando do Exército a denominação para todas essas instalações de "Forte Sant'Ana".

"A escolha do nome "Forte Sant'Ana", em homenagem à Padroeira de Ponta Grossa, Nossa Senhora de Sant'Ana, foi selecionado como forma de agradecimento à cidade, que acolhe com cordialidade, fidalguia e hospitalidade todos os militares que chegam na guarnição, desde a instalação da primeira Organização Militar nos Campos Gerais", declara a Assessoria de Comunicação Social da 5ª Bda C Bld.

Para a prefeita, Elizabeth Schmidt, a construção dará ainda mais destaque para a cidade. O "Forte Sant'Ana" mostra a força que Ponta Grossa tem, mostra a garra do povo. Contar com mais esta construção do exército nos dá confiança para continuar disputando para ser a sede da ESA. O trabalho para trazer a ESA para Ponta Grossa começou com importantes lideranças paranaenses no circuito. Entendo que agora é um momento de união de todas as classes políticas, militares e empresariais, porque essa é uma bandeira que interessa a todos", comenta ela.

Área e História

A área do "Forte Sant'Ana" possui uma área de 2.711.593,76 m2 e foi doada ao Exército Brasileiro no ano de 1958 para ser instalada a 2ª Divisão de Levantamentos (2ª DL). Após a saída da 2ª DL, que ocupou as atuais instalações do Esquadrão de Comando da 5ªBda C Bld, em Oficinas, a área foi utilizada como granja em projetos sociais do município de Ponta Grossa. Por esse motivo, a área passou a ser chamada de Granja Sant'Ana.

A Granja Sant'Ana foi utilizada pelas Organizações Militares da Brigada para instruções e treinamento da tropa, como Campo de Instrução. Por um período, na década de 1980, o Exército cedeu a área para a Prefeitura de Ponta Grossa, para sediar a Exposição Feira Agropecuária e Industrial (EFAPI) que ocorre anualmente.

Com a transformação da Brigada em 5ª Bda C Bld, o 3º RCC foi desativado no Rio de Janeiro-RJ e reativado em Ponta Grossa em 2005. Com achegada do 3º RCC havia a necessidade de construir um novo quartel e foi escolhida a Granja Santana para abrigar o Regimento, que ficou pronto em 2010.

Em 2019, o Posto Médico da Guarnição de Ponta Grossa (PMGuPG), que ocupava as instalações do 13° Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB),recebeu uma nova instalação junto ao 3º RCC.


Sobre possibilidade de sediar a ESA


Ponta Grossa é uma das três finalistas do processo de seleção do município que irá sediar a ESA, uma das mais tradicionais instituições militares brasileiras. Se confirmada, a implantação da ESA em Ponta Grossa representaria um crescimento substancial ao contingente militar já existente, com reflexos positivos no desenvolvimento de toda a cidade, inclusive em função dos impactos econômicos dessa conquista.

Ponta Grossa disputa a Escola com outras duas cidades, Santa Maria no Rio Grande do Sul e Recife, em Pernambuco.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Construção de 'Forte Sant'Ana' deixa Ponta Grossa mais próxima de conquistar a ESA | Correio dos Campos