Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Conservatório Maestro Paulino recebe pianista Gisele Rizental Pascolat

Serão executadas obras de José Itiberê de Lima e Brasílio Itiberê

Conservatório Maestro Paulino recebe pianista Gisele Rizental Pascolat
Publicidade
Luana Caroline Nascimento - Na próxima quarta-feira, 14, a pianista Gisele Rizental Pascolat estará em Ponta Grossa para um recital gratuito no auditório do Centro de Música. No repertório terá obras de José Itiberê de Lima e Brasílio Itiberê registradas no último CD da pianista, dedicado exclusivamente ao compositor. O recital tem entrada gratuita e inicia às 20h.

Durante a pesquisa da musicista, que deu origem ao CD, o acervo de partituras do Conservatório Maestro Paulino subsidiou várias obras do José Itiberê de Lima para as gravações - algumas, inéditas até então. O diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni, afirma que "receber o recital de lançamento do CD de Gisele é um orgulho. Fica a responsabilidade de mantermos público e acessível todo o acervo disponível na instituição".

Entre as peças que serão executadas a famosa Marcha a Ponta Grossa com certeza é a mais conhecida do público princesino. A Marcha é um poema escrito pelo professor Dario Nogueira dos Santos e musicado por José Itiberê de Lima. Segundo Maria Lourdes Osternach Pedroso, autora do livro De como aconteceu, a história da Marcinha começou em 1933 quando um grupo de professores e alunos do Colégio Estadual José Bonifácio e da Escola Normal de Paranaguá resolveram visitar Ponta Grossa.

O professor Dario, que organizou a viagem, decidiu trazer para a cidade um presente que fosse especial e que homenageasse os moradores. Ele procurou então o músico e amigo José Itiberê que juntos presentearam Ponta Grossa com a Macha. Quando chegaram à cidade os visitantes cantaram a Marcha a Ponta Grossa na Praça João Pessoa, a música agradou tanto que se tornou presente no imaginário popular e passou de geração para geração.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia