Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Conservatório de Música sedia oficina que une arte e ciência

Conservatório de Música sedia oficina que une arte e ciência
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Conservatório de Música Maestro Paulino, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, recebe amanhã (terça-feira), às 14h30, a oficina “Desvendar Sonoro – Investigando o som sob a lente da ciência e da inovação tecnológica”, conduzida pela pesquisadora e oficineira Gizele Iank Leite. A atividade une arte, ciência e tecnologia para promover uma experiência educativa, inclusiva e transformadora com os alunos do conservatório.

A oficina integra um projeto de doutorado desenvolvido por Gizele, que tem se destacado por levar instrumentos musicais produzidos por impressão 3D a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Por meio da construção prática dos instrumentos, o projeto proporciona acesso à musicalização, ao pensamento científico e ao despertar criativo.

Durante a oficina, os participantes exploram conceitos como som, vibração, materiais, forma e função dos instrumentos musicais. Eles acompanham desde a modelagem digital até a impressão em 3D, participando de cada etapa do processo. Ao final, levam para casa o instrumento que ajudaram a construir. A iniciativa também se baseia em princípios de sustentabilidade, utilizando materiais biodegradáveis, e destaca o uso da tecnologia como ferramenta de democratização do acesso à cultura.

“A proposta vai além da construção dos instrumentos: queremos despertar a curiosidade, o senso criativo e o sentimento de pertencimento”, afirma Gizele Iank Leite, destacando o potencial do projeto para integrar ciência, arte e educação de maneira inovadora.

Para o diretor do Conservatório Maestro Paulino, Eziquiel Ramos, a realização da oficina representa um passo importante na missão de atualizar e ampliar as abordagens pedagógicas da instituição: “É fundamental olharmos para a inovação e para as múltiplas formas de contextualizar o ensino musical no mundo contemporâneo. Ao trazer experiências como essa, oferecemos aos nossos alunos não apenas conhecimento técnico, mas também o acesso a novas perspectivas, ferramentas e possibilidades criativas que ampliam seus horizontes culturais e profissionais”.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia