Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

'Conselhos Mirins' reforçam o protagonismo infantil em PG

'Conselhos Mirins' reforçam o protagonismo infantil em PG
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Visando reforçar os conceitos de responsabilidade, compromisso e representatividade entre as crianças, a Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani lançou o programa 'Conselho Escolar Mirim'. Nele, um grupo de alunos eleitos pelos colegas passam a ser representantes na escola, apoiando a unidade nas demandas dos estudantes e apresentando melhorias para o dia a dia.

Segundo Michele Lupepsa, diretora, o Conselho Mirim é uma forma a mais para envolver estudantes e a comunidade, melhorando ainda mais a escola e atuando junto com o Conselho Escolar, que conta com representantes da comunidade. "É um projeto com todo o potencial para desenvolver o protagonismo das crianças. Para que elas passem a participar mais, aprendam a expressar suas ideias, e que sirva de incentivo para as outras crianças da escola, para que todos se tornem mais participativos, que se expressem, coloquem sua opinião e vejam os pontos para melhorar", ilustra.

Cada Conselho Escolar Mirim é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que atuam junto aos alunos e equipe gestora para organização de atividades culturais, de esporte e outras dentro das unidades. Além da escola Kamal, também contam com os conselhos mirins as escolas Professor Sebastião dos Santos e Silva, São Jorge, Professora Kazuko Inoue e Ecléa dos Passos Horn.

"O Conselho Escolar Mirim é um grande projeto, uma outra sinapse criativa que está se espalhando pelas nossas escolas. Nós acreditamos que a criança precisa aprender a participar, exercer a democracia, pois é de pequeno que vamos formar os alunos. A prática hoje desenvolvida na Escola Kamal é afirmativa, positiva e vai desenvolver ainda mais o protagonismo das nossas crianças, o que é uma linha mestra de todo nosso trabalho, onde a criança possa construir sua história, seja protagonista e auxilie nas demandas da escola", demonstra a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Para a secretária, a prática ensina a dialogar e encontrar soluções. "Acredito que os Conselhos Escolares Mirins, dentro da rede municipal de ensino, vão ser mais um exemplo de cidadania, democracia e construção de aprendizagens criativas na formação da escola que ensina e humaniza", observa.

Representando os colegas

Guilherme de Lima da Silva será o presidente do Conselho Mirim. "Meu maior objetivo é ajudar a melhorar cada vez mais a escola, trabalhando junto com meus colegas", disse o representante.

A aluna Maria Ester Fortes da Silva será representante na área de Esportes e Recreação. "Nós vamos fazer a gincana escolar, será muito legal, vamos cuidar das crianças e queremos que tenha menos bagunça", comenta ela. O pai, Vicente Elias da Silva, afirma que a participação dos pais junto à escola é essencial para o desenvolvimento escolar das crianças. "A gente foi estudante e sabe que a educação é essencial na vida de todos nós. Depois dos dois anos de pandemia, tivemos a certeza disso, porque como não teve aula na escola, eles sentiram muita falta. Tudo o que vier da educação, nós temos que apoiar. Não é apenas buscar os filhos na escola, mas sentar com eles à mesa, conversar, falar dos estudos, para que vejam que estamos em comunhão com eles", acredita Vicente.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia