Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Concurso para anteprojeto arquitetônico do Mercado Municipal escolhe ganhador

Edital de concessão deve ser publicado no primeiro trimestre de 2022

Concurso para anteprojeto arquitetônico do Mercado Municipal escolhe ganhador
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), anunciou nesta sexta-feira (10), o anteprojeto arquitetônico vencedor para o Mercado Municipal. O autor do projeto, Henrique Wosiack Zulian, é ponta-grossense, mas atua em Curitiba. Zulian concorreu com outros 11 projetos que foram produzidos por profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a definição do anteprojeto é um importante passo no processo de concessão e revitalização do Mercado Municipal de Ponta Grossa. Segundo ela, é prioridade para a Administração Municipal lançar o edital ainda no primeiro trimestre de 2022. "A Prefeitura trabalha para dar a devida finalidade e valor para uma área tão importante para a cidade e para sua memória. Solicitei celeridade na confecção do edital de concessão do Mercado Municipal, pois a meta é inaugurar a nova edificação em 2023, ano em que Ponta Grossa completará 200 anos", disse Elizabeth.

O secretário José Loureiro Neto explica que o concurso contou com 12 projetos inscritos, como também, que o 1º lugar receberá o prêmio de R$ 25 mil, enquanto o 2º lugar receberá R$ 10 mil. Além disso, que todos os profissionais inscritos receberam certificados pela participação. "A seleção foi criteriosa. Em virtude disso, temos a certeza que o anteprojeto vencedor terá condições de agregar de maneira técnica e sustentável para o edital de concessão, de forma a garantir o conforto dos usuários, sem esquecer os quesitos estéticos que tenham relação com a cidade, sendo convidativo para a população e visitantes", aponta.



Fizeram parte da Comissão de avaliação engenheiros e arquitetos representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PG), Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), da Unopar e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Após a análise dos projetos, a Comissão declarou Henrique Wosiack Zulian, como o vencedor do concurso e em segundo lugar Julia de Faveri, ambos arquitetos. Entre os concorrentes, quatro eram de Ponta Grossa, quatro de Curitiba, um de Londrina, um de Santa Maria (RS), um de Florianópolis (SC), e um do município de Piedade (SP).

A Comissão do concurso avaliou como quesitos a qualidade arquitetônica e clareza do projeto; a integração com os naturais do local e entorno imediato; com a integração urbana, mobilidade e acessibilidade; com as soluções de conforto térmico, eficiência energética e aproveitamento de águas pluviais, demais tecnologias para um prédio sustentável; a funcionalidade e atendimento ao programa de necessidades do espaço; sustentabilidade; a exequidade, economia e viabilidade técnicas-construtiva; aspectos plásticos, éticos e estéticos do projeto; e a contextualização com a história do equipamento público, seu tipo de uso, bem como a contextualização com a cidade de Ponta Grossa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia