Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Commodities - Índice do Banco Central tem queda de 0,39% em 2017

Commodities - Índice do Banco Central tem queda de 0,39% em 2017
Publicidade
OCEPAR/Valor Econômico - As matérias-primas que têm influência sobre a inflação apresentaram queda de 0,87% em dezembro e encerraram 2017 com desvalorização de 0,39%, após queda de 4,4% um ano antes e um salto de 23,25% em 2015. Os dados são apurados pelo Banco Central (BC), que já incorporou nova metodologia de cálculo, anunciada em dezembro, para o seu Índice de Commodities Brasil (IC-Br).

Formação - O indicador é construído partindo dos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas convertido para reais. Seu equivalente internacional, o índice CRB, do Commodity Research Bureau, apresentou variação positiva de 1,06% em dezembro, mas fechou o ano com leve baixa, de 0,33%.

Subgrupos - Entre os três subgrupos que compõem o IC-Br, o de commodities agropecuárias (carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, arroz, café, suco de laranja e cacau) caiu 1,72% no mês. No ano, esses preços cederam 4,45%.

Metálicas - O preço das commodities metálicas (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata) subiu 0,47% em dezembro e teve valorização de 7,29% em 2017.

Energéticas - As commodities energéticas (petróleo Brent, gás natural e carvão) mostraram alta de 0,51% no último mês de 2017 e tiveram valorização no ano de 6,13%.

Revisão metodológica - A revisão metodológica do IC-Br envolveu uma ampliação do período da amostra utilizada na estimação dos pesos, de oito para 13 anos, a utilização de informações acerca do consumo intermediário de commodities, provenientes da Tabela de Recursos e Usos, inclusão de novas commodities nos segmentos agropecuário e metálico e um aumento do peso relativo do petróleo nos meses mais recentes, em consonância com a nova política de preços adotada pela Petrobras. (Valor Econômico)

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Commodities - Índice do Banco Central tem queda de 0,39% em 2017 | Correio dos Campos