Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Combate à lavagem de dinheiro foi tema de evento na ACIPG

Café com Palestra realizado na ACIPG reuniu mais de 100 empresários ponta-grossenses

Combate à lavagem de dinheiro foi tema de evento na ACIPG
(Divulgação/ACIPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Núcleo ACIPG Jovem, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, realizou nesta semana, o evento Café com Palestra em parceira com o Núcleo ACIPG Mulher. Com a palestra do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Remy Deiab Junior, o tema abordado foi o combate à lavagem de dinheiro. Deiab Junior teve participação importante na força-tarefa da Operação Lava Jato, que investiga as concessionárias de pedágio no Paraná.

Deiab Junior efetuou uma análise de conjuntura atual, que é marcada pela corrupção sistêmica, com o envolvimento de várias autoridades da República, do poder econômico, do poder político e dos variados tipos de crimes de ‘colarinho branco’, contra a ordem tributária, contra o sistema financeiro nacional e que geram dinheiro de origem ilícita, que necessita ser lavado pelos envolvidos.

O palestrante apresentou um histórico que demonstrou desde o surgimento da lavagem de dinheiro do mundo, a evolução nos principais países, até chegar em um modelo de combate e prevenção da lavagem de dinheiro atual. Além disso, ele demonstrou os regimes global, regional e local antilavagem de dinheiro, seus principais mecanismo, a legislação e os organismo responsáveis por este enfrentamento.

Aspectos introdutórios e conceituais foram elucidados sobre a lavagem de dinheiro, como também foram realizadas analises de casos concretos, ilustrando a parte prática e aproximando do conteúdo teórico, para deixar o conhecimento transmitido mais acessível para todos os participantes. “Nesta linha, trabalho com a apresentação do modelo em relação à prevenção no Brasil, realizado com participação principalmente do setor privado, por meio de comunicação com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a interação com a Receita Federal (RF), Ministério Público Federal (MPF), e demais órgãos envolvidos.

No evento, foi abordado ainda o modelo de percepção criminal, desde as fases de investigação efetuado pela PF, RF e Coaf e como funciona o processo judicial, a interação com o MPF na justiça e as defesas. “Nesta linha, avançou os principais aspectos penais e como está previsto o crime na lei, bem como, aspectos processuais, para fornecer para a população como é feito o enfrentamento e como podem colaborar neste sentido”, explica o palestrante.

Por fim, Deiab Junior destacou a necessidade da participação dos empresários, dos profissionais e toda a sociedade no combate à lavagem de dinheiro, como também outros delitos envolvidos, ‘irmãos’ da lavagem de dinheiro, como a corrupção, fraude licitatória, crimes tributários, sonegação, entre outros. “Incentivo que a população cobre e apoie as autoridades, denunciando esquemas de corrupção que tenham conhecimento, apresentando elementos, indícios, provas, fornecendo para a PF, MPF e RF para que tenhamos condições de cada vez mais aproximar da ocorrência dos crimes, buscando a punição dos envolvidos, tanto no que toca a prisão, como também no sequestro e apreensão dos recursos desviados, e a devolução para os cofres públicos, como também no aspecto tributário”, finaliza o palestrante.

Deiab Junior é auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Especialista em Direito Tributário. Graduado em Direito e Economia pela UEPG, em ambos os cursos, agraciado com Láurea Acadêmica. O palestrante é autor do livro “Combate à Lavagem de Dinheiro” pela Editora Lumen Juris, além de outros diversos estudos sobre direito tributário e aduaneiro.

De acordo com o presidente do ACIPG Jovem, João Bulek, o Café com Palestra foi um sucesso, não apenas por contar com um público superior a 100 empresários, mas também por contar com autoridades do fisco ponta-grossense como o delegado da Receita Federal Demetrius de Moura Soares juntamente com cinco fiscais, e também do juiz federal Antônio César Bochenek. “Foi muito interessante saber mais sobre a experiência do palestrante, considerando situações corriqueiras e também situações específicas em relação a Operação Lava Jato”, disse Bulek, que comentou que a palestra foi extensa pela grande participação do público, que realizou diversos questionamentos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Combate à lavagem de dinheiro foi tema de evento na ACIPG | Correio dos Campos