Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Cohapar lança manual de gestão e fiscalização de obras

Guia servirá de base para o trabalho de engenheiros, arquitetos e técnicos da empresa no acompanhamento dos trabalhos de construção e reforma de moradias e obras de infraestrutura. Foco está na boa administração dos recursos, prevenção de irregularidades e eficiência no cumprimento dos contratos.

Cohapar lança manual de gestão e fiscalização de obras
(Foto: Divulgação/AENPR)
Publicidade
A Cohapar publicou nesta terça-feira (20) o Manual de Gestão e Fiscalização de Obras sob responsabilidade da empresa. O material traz conteúdos com orientações detalhadas aos engenheiros, arquitetos e técnicos da companhia que atuam como gestores e fiscais dos projetos de construção e reforma de casas populares, instalação de infraestrutura, urbanização e recuperação ambiental.

De acordo com o diretor de Obras da empresa, Ademir Bier, a ideia do material surgiu a partir da percepção da importância de fornecer mais ferramentas aos profissionais da companhia no desempenho das atividades técnicas e de campo. O objetivo, segundo ele, é que os funcionários atuem de forma a garantir o cumprimento dos critérios de qualidade exigidos nos contratos entre a Cohapar e as construtoras licitadas para a execução das obras.

“Identificamos na Cohapar a necessidade de um instrumento que possibilitasse um aumento nos níveis de eficiência da fiscalização da obra pública. Para que essa demanda fosse suprida vimos a oportunidade de criar um manual que melhor orientasse os fiscais e gestores da companhia”, afirma Bier.

Além de conceitos básicos e instruções gerais, o manual conta com seções relacionadas aos estudos preliminares para implantação dos empreendimentos, elaboração de projetos construtivos, obtenção de licenciamentos ambientais, procedimentos licitatórios, contratações, cumprimento dos cronogramas de execução, gestão orçamentária e legislação vigente.

“Os objetivos do manual estão centrados na prevenção de irregularidades, desperdícios e má administração. Com isso, a empresa se antecipa a eventuais problemas legais, bem como a aplicação de restrições e punições pelos órgãos de controle”, explica o diretor de Obras da Cohapar.

BALANÇO – Desde o início de 2019, a Cohapar entregou 3.706 unidades habitacionais e há outras 4.114 moradias em construção. A empresa está trabalhando na licitação de outros imóveis. Somadas, as três etapas representam investimentos de R$ 577 milhões em recursos estaduais, federais e municipais para o setor de habitação popular nos últimos dois anos.

CONSULTA – Além de ser impresso e distribuído aos técnicos da companhia, parceiros e órgãos de controle, o Manual de Gestão e Fiscalização de Obras da Cohapar está disponível online no site da companhia.

Fonte: AEN/PR

 

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia