Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

CMEI transforma crianças em super chefs por um dia

CMEI transforma crianças em super chefs por um dia
(Fotos: Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Nesta segunda-feira (30) o Centro Municipal de Educação Infantil João Haddad realizou uma oficina de alimentação saudável - do plantio até a colheita e culinária. O projeto tem como objetivo ensinar os benefícios dos alimentos de origem orgânica e incentivar as crianças a experimentarem os sabores dos alimentos cultivados na horta. Além do trabalho educacional com as crianças, a comunidade também terá acesso nos períodos de colheita.

Na prática, os pequenos foram transformados em mini chefs por um dia. O ingrediente principal: beterrabas. O desafio: fazer, além do suco, o fabuloso “Red Velvet”, o lindo e delicioso bolo vermelho. Após a colheita da raiz tuberosa e o plantio de novas mudas feitas por todas as crianças, elas usaram a própria produção na aula de culinária. Assim, as próprias crianças foram as protagonistas, ensinando as receitas aos alunos com o auxílio das professoras. O bolo e o suco fizeram sucesso e não sobrou nenhum pedaço para contar a história. Mais de 100 crianças participaram da ação.

As crianças não só plantam os alimentos como também colhem e levam para a sala de aula, para serem estudados. Para a coordenadora pedagógica Emileine de Moraes dos Santos o projeto surtiu muito efeito na alimentação das crianças. “Para eles é muito especial, porque geralmente o que o pai compra no mercado é cheio de veneno e aqui é orgânico. Eles conseguem perceber a diferença na qualidade do produto, da cor até o tamanho”, aponta Emileine, responsável do projeto.

Segundo a direção da unidade, a horta não envolveu só as crianças, mas também toda comunidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoiou a ação com a doação da terra e os pais com 120 mudas para os primeiros plantios. A horta foi produzida e em dois espaços: uma no gramado ao lado da quadra de esportes e uma horta maior nos fundos do CMEI.

A equipe pedagógica também criou uma pequena quitanda na entrada onde conta, com apoio de um folder informativo, as propriedades nutricionais do produto do dia, os benefícios para a saúde e receitas com a verdura, raiz ou legume. Segundo a professora Eliane Fátima Domingues, depois do projeto, nos almoços, as crianças a chamam para mostrar que estão comendo alimentos que antes elas não aceitavam, como a beterraba. “A gente vê que tinham crianças que antes não aceitavam comer verduras e legumes e, graças ao aprendizado em sala de aula, elas passaram a gostar de comer”, relata Eliane, professora do infantil V.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

Um passeio que aquece vidas: Parque Vila Velha promove campanha do agasalho em parceria com o Sesc
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Castro abre concurso público para contratação de ACSs e ACEs

UBS Bom Jesus abre das 09h às 15h neste sábado (04) para o ‘Sabadão da Vacina’

Festival Rota 01 Mototurismo impulsiona turismo de eventos em Ponta Grossa

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Publicidade
Desenvolvido por Flize Tecnologia