Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

CMEI no Jacarandá integra o Projeto Jardins de Mel

CMEI no Jacarandá integra o Projeto Jardins de Mel
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Mais um Centro Municipal de Educação Infantil de Ponta Grossa passa a contar com as colmeias do Programa Jardins de Mel, realizado pela Prefeitura. Esta foi a vez do CMEI Professora Marjorie Bitencourt Emílio Mendes, no Jardim Jacarandá, Boa Vista, receber as abelhas nativas da espécie Mandaçaia.

As crianças agora passam a conviver com duas colmeias e com as abelhas, que passeiam pela região em busca de néctar. Ao fazerem isso, os insetos aurinegros cobrem-se de pólen, espalhando-o por uma enorme quantidade de lugares. Por isso são fundamentais para o surgimento de novas sementes e frutos em outras plantas, inclusive na horta da própria escola.

A prefeita Elizabeth Schmidt explica que os Jardins de Mel fomentam uma grande ação de sustentabilidade, envolvendo as secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Este projeto é grandioso, porque possui três pilares: Um deles é o ambiental, estimulando a preservação das abelhas, porque sem elas ficaremos sem flores e alimentos. No aspecto educacional, nossas crianças aprendem tudo sobre as abelhas e sua importância para a nossa vida, levando isso para casa. E no socioeconômico, estamos fomentando a sua criação para a geração de emprego e renda junto a nossos produtores da agricultura familiar", destaca a prefeita.

Segundo a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o programa de Educação Ambiental ocorre em diálogo com o currículo escolar. "A partir da ação das professoras da Rede Municipal de Educação, nos CMEIs e Escolas, as atividades perpassam todos os componentes curriculares, envolvendo a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, entre outras, com atividades desenvolvidas também nos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), além de contribuir positivamente para o clima escolar", comenta.

Melhorando a escola

A diretora da unidade escolar, professora Lucineia de Almeida Biaco, conta que as atividades começaram já no início do ano e envolvem toda a comunidade, desde o cuidado com o espaço até a confecção de lembranças e trabalhos escolares. "Com ele, trabalhamos com alunos e professores os benefícios das abelhas para o meio ambiente em uma série de atividades e conseguimos também mobilizar os pais, o que foi o mais emocionante. Eles nos ajudaram a selecionar e preparar o espaço onde iríamos colocar as abelhas, participaram dos trabalhos escolares, todos se mobilizaram junto com as crianças. Todos nos engajamos no mesmo objetivo e agora entra a mobilização para todos cuidarmos do projeto. É um retorno muito significativo", comemora a diretora.

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia