Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Clube de Bezerras desperta o interesse pela pecuária leiteira nas crianças

Na 46ª edição da Expoleite, a família Sibma terá três representantes na Copa de Puxadores: Marten, de 13 anos, Alida de 11 anos e Anna Bárbara de 9 anos.

Clube de Bezerras desperta o interesse pela pecuária leiteira nas crianças
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Estão inscritas para a Copa dos Puxadores, evento que acontece durante a 46ª edição da Expoleite, 17 crianças e suas bezerras das raças holandesa preta, holandesa branca ou vermelha e branca, ou jérsey, nascidas entre 1º de março a 30 de abril de 2018. A apresentação infantil, parte do Clube de Bezerras, acontece no sábado (28) às 9 horas. A Copa está marcada para às 10h30, no Parque de Exposições da Capal, em Arapoti (PR).

A programação gratuita da Expoleite, promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, também inclui Julgamento de Raças, palestras técnicas, 60 estandes de empresas ligadas ao setor de pecuária leiteira, Encontro de Suinocultores e Exposição de Flores. A feira acontece em Arapoti entre 24 a 29 de julho no Parque de Exposições da Capal e deve reunir 12 mil pessoas

A Copa de Puxadores é a competição que integra o Clube de Bezerras, iniciativa criada pela cooperativa há mais de 30 anos para auxiliar na formação de crianças da região, despertando nelas, desde cedo, o interesse pela pecuária leiteira. O principal objetivo do programa é preparar as novas gerações para a sucessão na gestão das propriedades produtoras e, para isso, orienta-as a respeito das técnicas de manejo das bezerras desde o nascimento.

Formação

O zootecnista Lucas Belarmino, do setor de Pecuária Leiteira da Capal, é o responsável por realizar as visitas e ensinar as crianças diretamente na propriedade sobre a rotina de cuidados com o gado. “As atividades do Clube ajudam as crianças a entenderem como funciona o trabalho, o grau de dificuldade e dedicação que exige. No futuro eles serão administradores, por isso têm que entender as práticas desde cedo para poderem delegar e reconhecer um trabalho bem feito ou mal feito por algum funcionário”, pontua.

Podem participar do Clube de Bezerras crianças de 8 a 15 anos, sejam elas filhas de cooperados, de funcionários ou outra criança que tenha o apoio de um criador que disponibilize a bezerra para o treinamento. Ao fim de cerca de quatro meses de cuidados intensivos com o animal, as crianças expõem os resultados na Copa dos Puxadores. Na competição é avaliada desde a postura do puxador até o entrosamento com o animal, sua postura, desenvoltura, pelagem e os cuidados percebidos pelo jurados.

Família Sibma tem 3 representantes no Clube de Bezerras

As crianças da família Sibma, nascidas e criadas em uma propriedade leiteira na Colônia Holandesa, em Arapoti, acordam às 6 horas da manhã para se empenharem no cuidado com os bezerros. Anotar a quantidade de leite e de ração fornecidas, limpar as baias, acompanhar os exames e vacinas, analisar o desenvolvimento e bem-estar dos animais são algumas das atividades realizadas por elas a fim de preparar os animais.

Marten, 13 anos, o primogênito da família, já participou de 4 edições; Alida, 11 anos, participou de 3 edições; e a caçula, Anna Bárbara, 9 anos, faz sua estreia no Clube de Bezerras deste ano. Para o pai, Douwe Albert Sibma, cuja propriedade produz cerca de 6 mil litros de leite por dia, o Clube de Bezerras é uma ferramenta educativa e de conscientização.

“Quando se mora numa propriedade leiteira, até parece natural que os filhos se interessem pela atividade, mas isso mudou muito com o desenvolvimento da tecnologia e com a internet. Por meio das atividades do Clube de Bezerras eles se tornam mais conscientes da origem do nosso sustento e que é preciso se esforçar para atingir resultados”, relata.

“O Clube de Bezerras pode, sim, ter um papel na sucessão, ou mesmo ao contrário. Eles podem descobrir que não querem fazer isso no futuro, e essa experiência e liberdade são fundamentais”, reforça Sibma.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Clube de Bezerras desperta o interesse pela pecuária leiteira nas crianças | Correio dos Campos