Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Clube da Robótica comemora resultados

Clube da Robótica comemora resultados
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Cooperação, espírito de equipe, estratégia e muita perseverança. Essas são algumas das lições que os makers aprenderam, ou otimizaram, ao participar do maior torneio de robótica da América Latina. O Clube da Robótica de Ponta Grossa levou quatro integrantes para competir na 15ª edição do Winter Challenge, organizado pela Robocore entre os dias 12 e 15 de setembro em Concórdia (SC). E, apesar de terem competido com ‘gigantes’, saíram de lá com boa classificação. “Nós nunca tínhamos participado de torneios deste nível”, contou o empresário, professor e maker do Clube, Evandro Kafka, lembrando que as participações dos ponta-grossenses tinham se limitado às fases regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Bernardo Rosas e Matheus Gorte participaram do torneio na categoria Follow Line Junior. Entre as 16 equipes participantes, eles ficaram com o 8º lugar. O robô ‘Mundo Lúdico’ percorreu o percurso sugerido em 19 segundos. “Nós nos consideramos vencedores, pois estávamos concorrendo com meninos mais experientes, alguns, inclusive, que cursam ensino técnico”, destaca o professor, lembrando que seus alunos eram os mais novos da categoria na competição. Além disso, Bernardo e Matheus montaram seu robô na plataforma arduíno. “Os mais novos costumam competir com o lego”, explica. O robô que ficou com o primeiro lugar da categoria foi o ‘Light’ que percorreu o trajeto em cinco segundos.
Já os outros dois integrantes da equipe ‘Clube da Robótica’, Evandro e Maurício Gorte, foram concorrer na categoria Mini Sumô Pró. Entre as 46 equipes inscritas, eles ficaram entre os 15 melhores com o robô ‘10Integrado’. “Vencemos batalha contra o robô da UTFPR de Ponta Grossa”, exultou Maurício, lembrando que o restante da competição ficou para trás porque o 10Integrado foi “avariado” em outra batalha. “Um dos motores de nosso robô quebrou”, justificou.

Após a primeira experiência em torneios, as equipes do Clube da Robótica já vislumbram outras competições nacionais. Os pequenos Bernardo e Matheus já traçaram, inclusive, novas estratégias para melhorar a sua colocação. “Vamos colocar um motor mais potente”, explicou Bernardo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia