Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Cine-Teatro Ópera recebe obras de reforma e manutenção

Parte interna estará toda recuperada em cinco meses

Cine-Teatro Ópera recebe obras de reforma e manutenção
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
Luane Caroline Nascimento/Ponta Grossa - O Cine-Teatro Ópera, principal teatro da cidade, mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, está passando por obras de reforma e manutenção em sua infraestrutura, além de receber novos equipamentos. O investimento total no imóvel, que em 2018 recebeu mais de 50 mil pessoas em 148 eventos, passa de R$ 60 mil.

As obras incluem adequações de segurança, reformas estruturais, adequações no mobiliário, aquisição de equipamentos técnicos e reparos visuais. A mais recente, concluída esta semana, foi o conserto do gesso, sancas e arandelas do auditório principal, bem como a instalação de lâmpadas tubulares nas sancas. Nos últimos meses já foram trocadas também todas as lâmpadas fluorescentes do teatro por lâmpadas de LED, gerando economia e sustentabilidade. Nos camarins foram recuperados os móveis e consertados os sanitários.

Na parte de segurança foram fixados novos corrimões e ajustados os já existentes, instaladas luzes de emergência e outras demandas do Corpo de Bombeiros, já aprovadas pela corporação e que permitem o pleno funcionamento do espaço cultural dentro das normas vigentes. Para acessibilidade foram feitas manutenções nos elevadores e construída uma rampa própria para acesso de cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade ao palco. O hall e os camarins já receberam retoques na pintura e, em breve, toda a parte interna do auditório A receberá pintura nova. Todas as 839 poltronas do teatro (dos dois auditórios) foram revisadas, recuperadas e agora receberão novas peças - que já foram adquiridas diretamente na fábrica - para seu pleno funcionamento e padrão estético.

De equipamentos foram recebidos um aspirador de pó industrial, furadeira e parafusadeira profissionais e uma máquina de solda. A Fundação de Cultura está viabilizando agora a compra de novos refletores de LED para iluminação cênica dos espetáculos, shows e eventos, gelatinas coloridas para os refletores já existentes e uma escada profissional para grandes alturas. Também nos próximos meses serão consertadas as vitrines internas e externas, para melhor aproveitamento destes espaços, e trocado todo o carpete dos auditórios.

Até o início do ano que vem, 2020, o teatro estará com toda a parte interna recuperada. O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, ressalta que o Cine-Teatro Ópera é um símbolo para a cidade. “É o lugar aonde são realizadas as maiores apresentações; diversos artistas já estiveram nos palcos do Ópera. É, com certeza, um grande patrimônio cultural para Ponta Grossa. Em breve teremos um teatro totalmente remodelado para receber a plateia”, completa. Segundo Cirilo Barbisan, diretor da unidade, as adequações estão sendo feitas com o teatro em pleno funcionamento, com poucas alterações na sua grade de programação.

Construído no ano de 1947 em estilo art-decô, o Cine-Teatro Ópera marca materialmente o início da modernidade arquitetônica em Ponta Grossa. Foi o primeiro prédio ponta-grossense construído com base no processo de verticalização em que muitas cidades brasileiras implantavam nesta época como modelo da modernidade. Atualmente, o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) de Ponta Grossa e faz parte do conjunto patrimonial, arquitetônico, cultural e artístico da cidade.

Do palco ao público ponta-grossense

Em 2018 foram realizados 148 eventos que registraram mais de 50 mil pessoas que passaram pelo Cine-Teatro Ópera. O mês com maior número de espetáculos foi junho, com 24 atividades e um púbico de 8.913 pessoas. Já o maior público foi registrado em novembro, com 10.665 pessoas entre os 23 eventos promovidos no mês. A cena do ballet e da dança também esteve fortemente presente, totalizando 43 eventos em 2018, entre iniciativas particulares e da Fundação Municipal de Cultura, com público de 21.454 pessoas.

Compartilhe:

Leia também

Prefeita Elizabeth Schmidt apresenta demandas estruturantes de Ponta Grossa em BrasíliaDoações de áreas são discutidas com a Superintendência de Patrimônio da União
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Voltado a servidores, 2º Seminário sobre TEA de Castro acontece nesta sexta-feira (22)

Telerregulação deve acelerar espera por consultas reumatológicas

Programa fortalece pequenas empresas lideradas por mulheres em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia