Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Cida Borghetti encaminha proposta de João Carlos Gomes do TIDE à Assembleia

Cida Borghetti encaminha proposta de João Carlos Gomes do TIDE à Assembleia
Foto: Jaelson Lucas / ANPr
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A governadora Cida Borghetti (PPS) encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei que regulamenta o regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (TIDE) como um regime de trabalho. O documento era bastante aguardado pelos professores das universidades públicas paranaenses e foi assinado nesta segunda-feira (18). A proposta foi produzida pelo ex-secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, ainda quando era líder da pasta.

Presente na cerimônia que marcou o encaminhamento da proposta, João Carlos comemorou a iniciativa da governadora. “É uma demanda muito importante para a qualidade do Ensino Superior paranaense, que já é um dos melhores do país. Com a regulamentação do TIDE como regime de trabalho, há um estímulo para o contínuo desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão que exigem muita dedicação dos docentes”, declarou.

Na prática, a regulamentação traz uma dedicação exclusiva de professores universitários às atividades de pesquisa e extensão. Atualmente uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) considera o TIDE como uma gratificação transitória, o que exige uma lei que regulamente a situação. “Trata-se da valorização da carreira dos docentes das universidades estaduais do Paraná”, reforçou Gomes.

O projeto de lei proposto pela Seti foi repassado à governadora pelo atual secretário da pasta, Décio Sperandio, que fez questão de destacar a importância do professor João Carlos Gomes para a elaboração da proposta. “É uma conquista de toda a comunidade universitária e o professor João Carlos Gomes foi o idealizador do projeto ainda no ano passado, preocupado em resolver essa questão de que o TIDE fosse de fato tratado como um regime de trabalho. A assinatura da mensagem que vai à Assembleia pela governadora é o coroamento desta conquista”, destacou Sperandio.

Agora a medida segue para a Alep, onde será analisada por comissões internas da casa e discutida em plenário. Caso seja aprovada pelos deputados estaduais, o documento retorna às mãos da governadora Cida Borghetti, que ficará responsável por sancionar a medida como lei estadual.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia