Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Cenas católicas serão catalogadas em museu

Totalmente online, Diocese é parceira em projeto

Cenas católicas serão catalogadas em museu
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Diocese de Ponta Grossa é parceira em um importante projeto cultural e que virá de presente a todos os ponta-grossenses, no dia 15 de setembro, no aniversário de 198 anos de emancipação política da cidade. Será inaugurado neste dia o Museu Cenas de Ponta Grossa, que reunirá milhares de fotografias, exclusivamente de forma online, contando a história do município e de seus moradores. Idealizado pela ABC Projetos Culturais, o Museu tem patrocínio do Sicredi e parceria com a Estratégia Projetos Criativos, Casa da Memória Paraná (mantida pela Fundação Municipal de Cultura) e Museu Campos Gerais (administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Academia Brasileira de Letras.

O diretor do Museu, Eduardo Godoy, conta que o espaço pretende ser um agregador, reunindo fotografias que contem a história da cidade de diversos ângulos. "Por conta disso, a parceria com a Diocese de Ponta Grossa é fundamental nesse processo, tendo em vista a importância que a instituição representa na construção histórica do município, e, também sua presença nos quatro cantos da cidade, com diversas paróquias, igrejas, capelas, ou seja, é a nossa instituição mais antiga e que tem um grande impacto positivo na vida dos ponta-grossenses desde 1823. Então, tem muita história para contar", argumenta Godoy.

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi lembra que a inauguração do museu acontecerá quando a Diocese de Ponta Grossa se aproxima de duas datas comemorativas muito importantes: os 200 anos da Paróquia Sant'Ana, a Catedral, em 15 de setembro de 2023, e, em 2026, o centenário da Diocese, fundada em 10 de maio de 1926 pelo Papa Pio XI. "É uma grande alegria termos um museu digital, através de uma parceria que está surgindo. O Museu Cenas de Ponta Grossa, dirigido por Eduardo Godoi, vai apresentar na internet imagens seja de entidades parceiras, de famílias e de particulares", enaltece o bispo.

Dom Sergio ressalta, no entanto, que a Diocese vai precisar levantar e disponibilizar muitas fotografias para serem digitalizadas. "Eles não vão precisar ficar com as fotos, apenas digitalizá-las. O material estará à disposição de pesquisadores e das pessoas, em alto resolução, no futuro. Para isso, eu peço a colaboração dos párocos, das lideranças, das paróquias, das comunidades, movimentos e pastorais, para que possamos mostrar acontecimentos importantes nas famílias, casamentos, primeiras eucaristias, mas também grandes eventos, festas...", enumera o bispo, citando que as fotos farão parte do acervo de um museu diocesano, constituído ao lado de objetos, documentos históricos, missais. "Estamos pensando no futuro. Queremos preservar todo esse precioso material e deixá-lo disponível para ser visitado. Peço a colaboração de todos para nos ajudar a levantar nossa história".

"Nossa proposta é formar um grande álbum digital da cidade, retratando sua trajetória e seu cotidiano ao longo dos últimos dois séculos. O acervo será desenvolvido de modo constante e colaborativo, ou seja, a partir de fotografias de pessoas, famílias, entidades, instituições e empresas, a fim de criarmos um expressivo mosaico, onde cada um que visita o site é convidado a fazer uma viagem histórica, cruzando ruas, visitando prédios, descobrindo eventos e conhecendo pessoas", destaca a idealizadora do museu, a jornalista e produtora cultural Alessandra Bucholdz.

Para colocar a ideia em prática, foi criado um refinado sistema sob demanda, com assinatura da Cartago Tecnologia, empresa ponta-grossense que é referência no mercado. O software exclusivo facilitará a busca por temas, ano, década, localização, tags, fotógrafo, acervo de origem, entre outros filtros. Além disso, permitirá o envio de fotos por internautas, comentários mediados, catalogação de imagens, revisão de informações pelo historiador responsável, criação de exposições e armazenamento na nuvem.

Instituições e empresas interessadas em disponibilizar seus acervos podem entrar em contato pelo e-mail contato@museucenas.com.br ou pelo telefone (42) 3226-6754. Após o lançamento, em setembro, será aberta também a possibilidade de famílias enviarem suas fotos históricas diretamente pelo site.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia