Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

CDEPG discute índices econômicos de Ponta Grossa

Segunda reunião do conselho foi realizada hoje (10)

CDEPG discute índices econômicos de Ponta Grossa
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
Millena Sartori/Ponta Grossa - Foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), a segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), onde foram discutidos dados e indicadores da cidade para contextualizar o início da produção de mecanismos que visem impulsionar todos os setores do município.

Durante o encontro o prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Marcelo Rangel, apresentou informações obtidas pela Prefeitura e pelo mapeamento do ecossistema de inovação, projeto realizado pela administração municipal e Sebrae.

“Precisamos pensar em formas de manter os investimentos na cidade. Sempre que converso com os empresários levanto esse ponto, por exemplo, pedindo que eles façam suas compras e contratem funcionários e serviços de Ponta Grossa para o dinheiro continuar girando no município”, aponta Rangel.

Após a explanação dos dados o grupo de conselheiros, que inclui representantes da iniciativa privada, instituições e administração pública, debateu as informações e já marcou a próxima reunião, que deve ter como tema o regimento interno do CDEPG - o encontro será no dia 18 de fevereiro na sede do Sebrae. A reunião foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Ponta Grossa e pode ser acessada na página oficial da instituição: https://www.facebook.com/PrefeituraPontaGrossa.

Dados

Entre os índices apresentados estiveram os valores adicionados da indústria, comércio e serviços, números que mensuram o valor das riquezas geradas pelos setores. Tendo como ano-base 2017, a indústria representa 56,53% do Produto Interno Bruto (PIB) de Ponta Grossa referente aos geradores de ICMS, enquanto o comércio é responsável por 22,26%, os serviços 15,75% e a produção primária 5,46% - totalizando R$ 8.336.202.076.

No estado, PG é a quarta colocada no valor adicionado da indústria, ficando atrás apenas de três cidades da região metropolitana da capital: Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais. Já no comércio e serviços o município ocupa a sétima posição – e um dos pontos levantados na reunião é como fomentar esses dois setores para aumentar a geração de riquezas.

Também foram apontadas as áreas de oportunidades, identificadas no estudo de inovação; são elas a cadeia do agronegócio, mecatrônica, químico e materiais e tecnologias da informação e comunicação (TIC). O estudo também formulou macroações e propostas de ações para desenvolver a área, focadas na geração de valos para inovação tecnológica, promoção comercial e melhoria no ambiente de negócios.

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
CDEPG discute índices econômicos de Ponta Grossa | Correio dos Campos