Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Catequistas fazem peregrinação em Irati

Oração e reflexão constam da programação

Catequistas fazem peregrinação em Irati
Em 2016, o Ano da Misericórdia levou os catequistas ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas, onde havia uma porta santa. (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Cerca de 800 catequistas de Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Tibagi, Guamiranga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Irati passam a tarde deste sábado (19) em Irati, onde está o maior monumento de Nossa Senhora das Graças do mundo. A viagem faz parte da quarta peregrinação diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, que já visitou o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul; o Santuário Santo Antônio, em Imbituva, e Telêmaco Borba.

A programação inicia às 13 horas, na colina Nossa Senhora das Graças, com animação, oração e reflexão. Às 15 horas, os catequistas seguem até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde, às 16 horas, acontece a missa de encerramento da visita. As peregrinações acontecem desde 2016. "Tudo começou no Ano da Misericórdia (2016), quando o Papa Francisco propôs a todos os fiéis uma peregrinação até as diversas portas santas de cada Igreja local. Naquela ocasião, o Papa nos ensinou que peregrinar não é apenas fazer um deslocamento de um lugar para o outro, mas é uma ocasião para refletir se estamos mudando não apenas de lugar, mas de atitudes, se estamos buscando converter o coração ou não", rememora a coordenadora diocesana da Pastoral, Flávia Carla Nascimento.

Segundo a coordenadora, a peregrinação é também a imagem do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. "A vida é uma peregrinação e o ser humano é viajante, um peregrino que percorre uma estrada até à meta almejada - o Reino de Deus. Nesse caminho não estamos sozinhos, caminhos ao lado de tantos irmãos e irmãs, aos quais devemos nos abrir para juntos semearmos o Evangelho. Então, as peregrinações da Catequese se tornaram ocasião de encontro, celebração da fé e da missão entre os catequistas e também momento propício de reflexão, oração e busca de conversão do coração", acrescenta Flávia.

A coordenadora explica que a ideia foi percorrer os quatro setores do interior - também para que os catequistas saiam de seus locais e conheçam a Diocese, em toda a sua diversidade. Em 2016, a peregrinação foi no Setor 5; em 2017, Setor 6; em 2018, Setor 8, e, agora, em 2019, o grupo irá ao Setor 7. "Quem sabe em 2020 reiniciemos o ciclo. Vou propor a ideia aos coordenadores na reunião de planejamento, no dia 10 de novembro", adiantou Flávia.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia