Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Catedral abre suas portas para turistas com visitas guiadas em julho

Visita inclui a cúpula da igreja, acervo e cripta

Catedral abre suas portas para turistas com visitas guiadas em julho
Na cúpula, a imagem da cidade a mais de 60 metros de altura. (Pascom Paróquia Sant'Ana)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Moradores de Ponta Grossa ou visitantes que passam pelo município têm, agora em julho, uma opção diferente de passeio. Que tal conhecer a Catedral Sant'Ana por ângulos diferentes? Uma visita guiada que dura entre 40 minutos e uma hora percorre toda a igreja, mostrando da Capela do Santíssimo, acervo diocesano, cripta à cúpula, de onde se pode ver a cidade a 60 metros de altura. São 223 degraus para os aventureiros dispostos a conhecer a igreja-mãe da Diocese de Ponta Grossa, literalmente, por dentro, observando não só toda a sua estrutura como também seus espaços, mobiliário e paramentos que vestiram os bispos dom Antonio Mazzarotto e dom Geraldo Micheletto Pellanda.

"A ideia nos vem há anos, e, esse ano, o Conselho (Pastoral Paroquial) aprovou para fazer (visitas) testes durante o mês de julho, pelos festejos da padroeira. Estamos com apoio de um engenheiro civil, João Amilton Mendes, doutor em estruturas pela USP", contou o coordenador do projeto, Bruno Mansani Sad, citando que as pessoas têm gostado bastante. "Ficam impressionadas com o material do acervo e, fechamos com chave de ouro, com a subida na cúpula. Ficam maravilhadas com a vista lá de cima", acrescentou. O passeio custa R$ 10, inicia pela nave principal, passando pelo acervo diocesano, cripta, Capela do Santíssimo e termina com a subida à cúpula. São grupos de, no máximo, cinco pessoas, maiores de 18 anos ou 16 anos, acompanhados por pais/responsáveis.

As visitas acontecem terças e quintas-feiras (14h30,15h30 e16h30) e sábados (9,10, 11, 14 e 15 horas). Segundo Bruno Sad, até o dia 12, foram cerca de 20 visitantes, uma média de duas pessoas por horário. O padre Antônio Ivan de Campos, pároco da Paróquia Sant'Ana, ressaltou que muitas pessoas que estão de passagem por Ponta Grossa vem até a Catedral para rezar e conhecer a arquitetura. "Muitos desses visitantes também pedem para conhecer os outros espaços, como a cúpula. Então, conseguimos organizar com voluntários da paróquia este período de visitação turística. Esta é uma iniciativa pioneira, que ocorrerá durante o mês de julho É uma grande oportunidade para toda a população, em especial, aos católicos de Ponta Grossa. Estamos muito entusiasmados com o andamento do projeto", afirmou.

Passeio

As obras da nova catedral tiveram início oficialmente em maio de 1979. Muito do que existia na antiga igreja, demolida entre janeiro e junho de 1978, integram o acervo diocesano: oratórios, imagens, objetos e paramentos usados pelos dois primeiros bispos, dom Antonio Mazzarotto e dom Geraldo Micheletto Pellanda. São casulas, dalmáticas, estolas e também cálices, âmbulas, patenas, galhetas, tecas, ostensórios.

O subsolo da igreja tem 3.650 metros quadrados e abriga o ossário, banheiros e o museu. Na Capela do Santíssimo, o visitante ouve uma explicação sobre o mosaico, o significado da cruz, da árvore e suas raízes, dos rios que correm na direção do altar e do povo, da fênix e dos cervos, que compõe o Portal do Paraíso. A altura da igreja entre o nível da Praça Marechal Floriano Peixoto até o ponto alto da cruz é de 61,9 metros. Dos 223 degraus, 61 da torre lateral são de concreto e 162 em estrutura metálica. O tempo de subida é de dez minutos. Não é permitido o manuseio de chaves e celulares durante a subida e é proibido se debruçar no parapeito.

Os passeios começaram dia 9 e vão até dia 25 deste mês. Os recursos obtidos com a visitação serão usados exclusivamente na manutenção da igreja.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia