Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Catálogo de Touros promove melhoria na produção leiteira dos Campos Gerais

Apresentado na ExpoFrísia 2019, material ganha relevância a cada edição por orientar na evolução genética dos animais; sêmen é importado dos Estados Unidos e do Canadá.

Catálogo de Touros promove melhoria na produção leiteira dos Campos Gerais
Publicidade
Carambeí é um dos municípios que mais registraram crescimento no Valor de Produção Pecuária Leiteira nos Campos Gerais do Paraná, alcançando 973,5% entre os anos de 2000 e 2017. Um dos motivos para esse crescimento é a evolução genética bovina, que pode ser conferida na ExpoFrísia 2019. Entre as atrações da feira está a apresentação do 6º Catálogo de Touros da Intercooperação, com 76 animais das raças Holandês (variedades Preto e Branco e Vermelho e Branco) e Jersey. Promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a ExpoFrísia vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril.

Os dados de valor de produção pecuária foram divulgados no boletim do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) intitulado “Evolução do valor de produção pecuária de origem animal nos Campos Gerais”. O estudo é baseado nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentado pelo doutor Alysson Luiz Stege, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Apresentado desde 2014, o catálogo de touros é uma forma do associado da Frísia ter acesso a uma seleção criteriosa, feita pelos técnicos da cooperativa, com um refino genético bovino. O sêmen dos animais é dos Estados Unidos e Canadá.

“A genética desses touros está melhor que a da edição passada, já que há uma natural evolução com o tempo. O catálogo terá 54 touros da variedade Holandês Preto e Branco, 18 Jersey e quatro na Holandês Vermelho e Branco”, explica Michael Warkentin, zootecnista da Frísia e responsável pelo catálogo. A presença dos touros Vermelho e Branco é uma novidade.

Michael Warkentin conta que a Frísia tem um estudo com a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) em que foi verificada a importância do Catálogo de Touros da Intercooperação. Os cooperados que adquiriram sêmen do catálogo para os seus animais tiveram melhora na produção de leite, na vida produtiva, qualidade nos úberes e nas pernas e pés, além do ganho em sólidos como gordura e proteína. Fato que agrega valor ao produto final (leite). “A genética exposta no catálogo da intercooperação deu um aumento significativo de produção e na média da região”, explica.

Genética e gestão
Como tradição, o catálogo de touros tem foco na melhoria da produção e na saúde dos animais. Entretanto, Warkentin lembra que, nos últimos três anos, a evolução na qualidade e quantidade de leite produzido, além do fator genético, teve como aliada a mudança de gestão nas propriedades dos cooperados. “O MDA (Master Dairy Administration) mudou a gestão das propriedades. O MDA é o pai desse avanço”, destaca o zootecnista da Frísia.

Programação ExpoFrísia 2019

25 de abril (quinta-feira)
15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Jovem
18h – Solenidade de Abertura
19h – Clube de Bezerras

26 de abril (sexta-feira)
8h30 às 12h – Palestra sobre Pecuária de Leite
13h às 15h – Palestra sobre Pecuária de Suínos
15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Jovem
18h às 20h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Adulto

27 de abril (sábado)
10h30 às 12h30 – Copa dos Apresentadores
14h às 17h30 – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Adulto
17h30 – Premiação dos Produtores-destaque
18h30 – Solenidade de encerramento

Serviço
ExpoFrísia 2019
25 a 27 de abril
Parque de Exposições Frísia, anexo Parque Histórico
Carambeí (PR)
www.expofrisia.com.br
Entrada gratuita

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia