Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Casal divulgará missão da África nas paróquias

A experiência da Igreja do Paraná é única no Brasil

Casal divulgará missão da África nas paróquias
Pedro e Salete Lang ficaram na Guiné Bissau por quatro anos. (AssCom Diocese de Ponta Grossa)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O casal de missionários Pedro Avelino Lang e Salete Lang, que passou quatro anos na Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, deve, a partir de agora, percorrer todas as 18 dioceses do Paraná, visitando as paróquias para alavancar a dimensão missionária, falando dos frutos deixados em Quebo, na Diocese de Bafatá. Além de estruturar a missão, ensinando os jovens uma maneira nova de construir, na evangelização, foram deixadas 27 turmas de Catequese, criado o Conselho de Pastoral da Comunidade e implantada a Pastoral do Dízimo.

“Estamos contentes com o que ajudamos a fazer. É uma grande alegria poder retornar e perceber a Igreja viva que está no Paraná. A missão iniciou aqui, está hoje estabelecida em Quebo e daqui para frente será preciso se mobilizar para cada vez mais ir ao encontro daquele povo”, destaca o diácono Pedro Lang, lembrando que, ao visitar as paróquias, a intenção é auxiliar a missão. “Será uma alegria poder divulgar, falar sobre a missão e assim motivar outros casais e famílias para irem em missão. Foi muito difícil ir, foi algo novo na vida, mas também foi difícil deixar aquele povo. Quatro anos não é pouco tempo. Parte do povo vem conosco. Dói o coração saber que a curto prazo ou mesmo a longo prazo é difícil haver mudança na área social. A situação lá ainda é bastante crítica”, lamenta.

“Os outros estão lá e continuarão com amor aquela missão para ajudar a conduzir aquele povo. Coisas grandiosas Deus fez no coração daquele povo tanto dos cristãos como também o nosso querido povo muçulmano que esta lá, com os quais tivemos a oportunidade de conviver. Tivemos a oportunidade de levar a presença da igreja católica para aquele povo. Dar testemunho do nosso batismo no meio deles”, comenta Pedro. Na Guiné Bissau, 90% da população são de muçulmanos. Assumiu a administração da Missão o casal Pércio Pereira Vitória e Márcia do Rocio Pereira Vitória, da Arquidiocese de Curitiba, que foram para a África dia 20 de outubro.

Única

Dom Mário Spaki, precursor de todo o trabalho missionário não só na Diocese de Ponta Grossa como no Regional Sul 2 (Paraná), enfatiza que a união de dioceses para abraçar um território – como aconteceu em relação à Diocese de Bafatá, na Guiné Bissau – é uma experiência única no Brasil. “Tudo começou com as Santas Missões Populares que mexeram com toda a comunidade da Diocese de Ponta Grossa e dali que nasceram os missionários que, depois, foram para a África. (Eles) faziam arte da equipe diocesana das Santas Missões, foram os primeiros a dar o nome”, relembra. Dom Mário, que é da Diocese de Ponta Grossa, era padre na época e coordenava o trabalho. “Vejo algo não que está se coroando, mas que continua. A missão não vai parar, está crescendo. Em Paranavaí, tenho três candidatos para a missão da Africa”.

O bispo de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, agradece a ajuda financeira da Igreja do Paraná, da equipe do Conselho Missionário Regional (Comire), que visitou as paróquias, junto com o então padre Mário,divulgando a missão, levantando recursos e fazendo a retaguarda que tornou possível o envio para a África dos conteiners com bíblias. “Estão lá, nas mãos do povo, que está recebendo o tesouro da Palavra graças a todo o Paraná. Obrigada! Deus abençoe os missionários que estão voltando, trazendo uma riqueza imensa, que vão começar a compartilhar conosco”, enaltece o bispo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia