Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Casa da Indústria apresenta mudanças na legislação tributária

Casa da Indústria apresenta mudanças na legislação tributária
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta terça-feira (20), a Casa da Indústria Ponta Grossa, do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou uma palestra com o tema 'Como a reforma tributária impactará sua empresa?', com o advogado tributarista Ricieri Calixto. Cerca de 30 representantes de indústrias da cidade.

Calixto comentou que a palestra abordou o impacto na indústria da reforma tributária, que terá início em 2026, para ser implantada até 2033. De acordo com ele, as empresas necessitam se preparar, saber quais tributos vão acabar, quais vão iniciar e entender como que isso vai afetar seus custos e a precificação de seus produtos. "O tributário ele está totalmente vinculado ao custo dos produtos e a indústria costuma contar com uma margem de lucro muito apertada", disse.

O tributarista explicou sobre as principais mudanças previstas. Ele destaca que acontecerá uma simplificação. "A tomada dos créditos será mais fácil. Não terá diferença no tributo considerando aliquotas do ICMS diferentes nos 27 estados. Além disso, há uma expectativa que para a indústria tenha até uma diminuição da carga tributária", ressalta.

O advogado alerta que entre 2026 a 2032, as empresas terão que se adaptar a dois sistemas coexistindo, com o PIS, Cofins e o IPI, pelo IVA e o CBS, por exemplo, a serem arrecadados pela União. "A partir de 2026 iniciam os novos tributos e haverá um decréscimo dos mais antigos e um aumento dos mais recentes", disse Calixto, que salientou que uma grande incógnita é a aliquota que será aplicada nestes novos tributos.

Para a diretora executiva a Casa da Indústria de Ponta Grossa, Priscilla Garbelini Jaronski, a função da entidade é informar as empresas sobre assuntos que interferem diretamente em seus cotidianos, em questões trabalhistas, tributárias, sobre a saúde dos colaboradores, entre diversos outros temas. "Trabalhamos em nome da indústria, das suas necessidades, buscando sempre soluções para facilitar o trabalho e evitando problemas para as empresas", finaliza Priscilla.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia