Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Caritas define planos para 2024

Entre os focos, o atendimento e assessoramento a migrantes

Caritas define planos para 2024
(Foto: Osmar Abel da Rosa e Caritas Diocesana)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Planejamento Ampliado da Caritas Diocesana de Ponta Grossa aconteceu no Centro Biblico Regnun Dei, no último sábado (3). Participaram 28 pessoas, entre diretoria, agentes liberados, voluntários e representantes das entidades membro. Esta foi a primeira vez que as entidades membro foram convidadas a participar. São paróquias, coordenações diocesanas de pastorais sociais (Criança, Idoso, Sobriedade, Aids, Carcerária, Saúde) e instituições filiadas e aprovadas através de assembleia.

Depois da oração, foi refletido o caráter pastoral do trabalho articulado com um modo de ser Igreja a serviço do Reino de Deus, onde a Caritas é desafiada a atuar de maneira ainda mais efetiva na conjuntura social e política. "O trabalho pastoral é a dinâmica de perguntar de novo e de novo pelos que ficaram para trás, aprendendo a ler a realidade, fazendo a crítica das relações de poder e se posicionando junto aos pobres, lugar de salvação. São lugares plurais de classe social, etnia, raça, gênero, geração, capacidade", explica a assistente social Erica Pilarski Clarindo, citando que houve a apresentação da origem da Caritas, sua atuação em rede, sua visão, missão princípios, área de atuação e como ela se organiza. Também foi apresentado relatório das atividades executadas em 2023.

Ainda trazido à memória as áreas de atuação elencadas como prioridade de 2023 a 2025: Migração e Refúgio, Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, Economia Popular e Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional além da Sustentabilidade. Foram realizados trabalhos em grupos, de onde foram retiradas as propostas de ação para 2024. Entre elas, continuar com o atendimento e assessoramento aos migrantes, e com o Projeto Educação Ambiental em parceria com a Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.

"Fica o desafio de articular junto às pastorais sociais e paróquias a área de Segurança Alimentar, além da necessidade de engajar a sustentabilidade financeira da Caritas. A diretoria e equipe irão verificar as estratégias para a execução das propostas apresentadas no planejamento 2024, que foi um momento rico de partilha, alegria e convivência. Uma bela experiência para divulgar, fortalecer e ampliar nossa atuação na Diocese", avaliou a assistente social da Caritas Diocesana.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia