Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’

A matéria foi aprovada em segunda discussão, recebendo seis votos contrários

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’
Foto: Diário dos Campos
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a lei no  297/2019, que institui a criação da semana “Um Axé Para a Vida”, fazendo com que, na segunda semana do mês de novembro, sejam feitas homenagens para a cultura afro e para religiões de matriz africana. O projeto foi criado pelo vereador Celso Cieslak (PRTB).

Segundo o vereador, a ideia é valorizar todo o patrimônio cultural da população negra. “Devemos apreciar as matrizes africanas aqui em Ponta Grossa. Várias cidades já possuem projetos nesse sentido (...) boa parte da nossa população do Brasil é negra, devemos dar o devido valor”, diz.

Votos contrários

Os vereadores contrários ao projeto foram Jorge da Farmácia, Valtão, Pastor Ezequiel, Felipe Passos, Ricardo Zampieri e Vinicius Camargo. Eduardo Kalinoski se absteve de votar.

Cieslak acredita que o projeto pode ter sido mal interpretado. “Acredito que alguns confundiram (...) creio que nenhum vereador votaria contra a raça negra”, enfatiza o parlamentar.

Diversidade

De acordo com André Luiz Nunes, que é pastor evangélico, é fundamental valorizar todo tipo de cultura. Ele acredita que impor barreiras para a intolerância e para o preconceito é o meio mais eficaz para a aceitação da diversidade cultural. “Todas as culturas e religiões merecem ser respeitadas. A religião faz muito bem ao ser humano e todas elas são importantes para a nossa formação enquanto povo. Há um preconceito que precisa ser desfeito”, afirma André.

Para Silvana Batista, que é mãe de santo, a criação da semana comemorativa é um privilégio. Ela conta que praticantes de religiões de matriz africana sofrem muito preconceito.

“Somos muito discriminados (...) as pessoas, a partir do momento que sabem que você pertence ao axé, te tratam mal, tem medo. As pessoas precisam entender que que Deus é um só. Para nós, essa valorização é um mérito”, comemora.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado viabiliza novo acelerador linear e consolida a Santa Casa como referência no combate ao câncerRecurso federal, referente à primeira parcela, garante a aquisição de equipamento de última geração para o tratamento do câncer em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Obra do bunker avança com apoio da Itaipu Binacional
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia