Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Cadastrados no programa ‘Família Acolhedora’ participam de capacitação na próxima semana

Serviço tem como objetivo garantir acolhimento provisório para crianças e adolescentes

Cadastrados no programa ‘Família Acolhedora’ participam de capacitação na próxima semana
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de novembro, as pessoas cadastradas no programa 'Família Acolhedora' participam da 3ª Capacitação para seleção dos novos acolhedores. O serviço retomado em julho de 2017, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Vara da Infância e Juventude, tem a proposta de garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar.

"Através do Família Acolhedora, nosso objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos o acolhimento em casas de famílias da comunidade, oportunizando o direito fundamental de convivência familiar e comunitária, que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através de um atendimento individualizado e com muito afeto e cuidado", explicou a presidente da Faspg, Simone Kaminski.

Na realização do programa, o Município é responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes. Uma das etapas de escolha é a capacitação, momento onde as famílias cadastradas participam de atividades junto a órgãos do sistema de garantia de direitos como a Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Instituições de Acolhimento e profissionais de psicologia e serviço social. Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias serão encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância.

Podem participar do serviço de acolhimento familiar casais ou pessoas solteiras, que possuam renda comprovada, sem antecedentes criminais e atestado de saúde mental. Os interessados serão avaliados pela equipe técnica do serviço, inserido na Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebendo parecer social e psicológico.

A 3ª Capacitação das Famílias será realizada no Conselho Municipal de Assistência Social – Centro de Ação Social: Rua Joaquim Nabuco, 59, Centro, das 9h às 12h. Para mais informações: 3220-1065 – Ramal 2184; ou através do e-mail: familiaacolhedorapg@gmail.com.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia