Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Bispo lança a Campanha da Fraternidade 2018

Bispo lança a Campanha da Fraternidade 2018
O bispo dom Sergio ressaltou o papel do leigo na transformação da sociedade
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ao se referir à Quaresma como tempo litúrgico de especiais graças de conversão, de mudança de vida, o bispo dom Sergio Arthur Braschi lembrou que, no Brasil, esse tempo de conversão tem um foco específico por intermédio da Campanha da Fraternidade. "Não é apenas um caminho individualista, mas sim um caminho de conversão nas três dimensões: um caminho pessoal, um caminho comunitário, um caminho de toda a sociedade brasileira, num empenho de tornar visível a salvação que vem de Deus, concretamente", ressaltou dom Sergio, na manhã desta quarta-feira (14), durante a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018.

Este ano, o tema da Campanha é "Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)". Além do bispo e dos coordenadores diocesanos da Campanha da Fraternidade, Antônio e Íria Portela, participaram do lançamento representantes da imprensa e da Pastoral Catequética da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro e da Nossa Senhora Medianeira, da Pastoral do Trabalho, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil/Ponta Grossa e das Comunidades Shalom e Colo de Deus. A imprensa e os agentes católicos conheceram o hino da Campanha da Fraternidade e ouviram partes do texto base deste ano, interpretadas por dom Sergio.

"O Brasil vive uma verdadeira guerra: apesar de ter menos de 3% da população mundial, nosso país reponde por quase 13% dos assassinatos do planeta. Em 2014, chegamos ao topo desse triste ranking, com 59.627 mortes violentas num ano. E mais da metade dessas mortes por arma de fogo (58%) são de jovens", citou o bispo. Dom Sergio lembrou que os números apontados pelo Mapa da Violência 2016 mostram que são mortas por arma de fogo no Brasil cinco pessoas a cada hora, cerca de 120 pessoas por dia. "Estamos no Ano nacional do Laicato: busquemos redescobrir a vocação batismal e crismal, que nos exige transformar essa sociedade violenta como verdadeiro "sal da terra e luz do mundo". Só assim seremos verdadeiramente irmãos! (Mt 23,8)", orientou o bispo.

Para o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Antônio Portela, a mudança de vida tem de começar em casa. "É nas famílias que precisamos refletir sobre nossos comportamentos, nos avaliarmos como pessoas, como cristãos e, a partir desse exame de consciência, agir de maneira diferente, superando as diversas formas de violência", argumentou. Segundo Íria, a coordenação da Campanha quer instigar, agora, os cristãos católicos a pensarem em como colocar em prática ações para a superação da violência. "Na realidade em que vivem, o que pode ser feito?", emendou.

A Campanha da Fraternidade apoia projetos sociais das próprias comunidades diocesanas por intermédio da arrecadação que acontece no Domingo de Ramos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia