Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Autorização do IBAMA destrava processo para obra da Ponte Preta

Autorização do IBAMA destrava processo para obra da Ponte Preta
(Foto: Reprodução)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), obteve a dispensa do licenciamento ambiental para a obra de substituição da Ponte Preta, que liga os municípios de Ponta Grossa e Carambeí. O trâmite, que se arrastava há mais de dois anos, agora avança para as próximas etapas antes do início das obras.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kristki, a autorização foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) após a Prefeitura apresentar documentação comprovando que a ponte e a estrada de acesso já estão consolidadas há mais de 200 anos. Com tal comprovação, o IBAMA reavaliou o processo, o que permite a execução da obra sem necessidade de licenciamento ambiental.

A Ponte Preta está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, uma Unidade de Conservação Federal, o que exigia autorização da União e do IBAMA para a realização das intervenções.

Histórico e próximos passos

Em 2022, o Governo do Paraná anunciou a destinação de R$ 3 milhões para a realização das obras, viabilizados por meio de emenda parlamentar. Agora, com a dispensa do licenciamento ambiental, a Prefeitura deve encaminhar a documentação ao Paraná Cidade para aprovação do convênio, seguida da publicação do edital e abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pela execução da obra.

O projeto prevê a construção de uma nova ponte com 38 metros de extensão e mais de nove metros de largura, permitindo a retomada do tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões que circulam diariamente entre Ponta Grossa e Carambeí.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca a importância da obra para a população dos dois municípios. “A substituição da Ponte Preta é uma demanda antiga da comunidade e trabalhamos incansavelmente para viabilizá-la. Agora avançamos para garantir a execução desse projeto essencial para a mobilidade e segurança da região”, afirmou.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia