Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Através do projeto "História Viajante", alunos de CMEIs finalizam livro coletivo

Através do projeto "História Viajante", alunos de CMEIs finalizam livro coletivo
Publicidade
As crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Prefeito Petrônio Fernal e Professora Bernadete de Fátima Goytacaz dos Santos comemoraram nesta terça (29/10) a finalização de um importante projeto: é o primeiro livro da vida dos alunos, que foi produzido de maneira artesanal e colaborativa entre eles. Cada página de "O Panda João" foi escrita e ilustrada por uma turma, que enviou para que a turma seguinte, do outro CMEI, desse sequência ao projeto. Com o término do trabalho, eles se encontraram no CMEI Bernadete, no Jardim Boreal.

O livro foi realizado pelos quartos e quintos anos do Ensino Infantil, dentro do projeto "História Viajante". Nas aulas, os professores utilizaram as técnicas de correspondência interescolar e de produção do livro coletivo, sob a ótica do pedagogo francês Célestin Freinet, o qual propõe uma educação ativa em torno do aluno. Desta forma, eles foram estimulados a investigar sobre os personagens, utilizaram vários elementos pessoais para o roteiro e desenvolveram uma relação extremamente afetiva com a história.

Seguindo esta estrutura de trabalho, as crianças tiveram desperta a sua criatividade, ao mesmo tempo em que compreenderam melhor o mundo à sua volta, ganhando conhecimento para solução de conflitos e para crescer de maneira saudável. "Neste formato, o sujeito torna-se protagonista do seu textos. Estas técnicas estão em toda a Rede Municipal de Ensino, onde trabalhamos todas as linguagens", conta a secretária de Educação, Esméria Saveli. Ela foi presenteada com um dos exemplares, confeccionados pelos alunos.

A pedagoga Adrielly Salvador de Andrade, do CMEI Bernadete, no Jardim Boreal, conta que o processo inspirou as crianças na criação de roteiros, ilustrações, a cantarem canções, fazerem peças de teatro, entre outras atividades. "Eles passaram a perceber a realidade. Tudo o que eles conhecem reapareceu no que cada turma escreveu. A família deles, a imaginação, tudo foi transformado dentro das narrativas", conta.

Na outra ponta do projeto, no CMEI Petrônio, que fica na Colônia Dona Luiza, a pedagoga Elaine Cristina Iansen notou uma grande evolução nas turmas quanto ao apego à literatura. "Este formato faz com que as criançaseles tenham muito mais vontade de trabalhar. Agora vamos contar a história deles para as outras turmas e eles vão mostrar o livro que eles mesmos escreveram. É muito importante para a autoestima das turmas, porque foi o livro que eles construíram", avalia.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Através do projeto "História Viajante", alunos de CMEIs finalizam livro coletivo | Correio dos Campos