Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Assembleia Regional discute ação das Pastorais Carcerárias

Assembleia Regional discute ação das Pastorais Carcerárias
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Representantes das dioceses do Paraná, integrantes da Pastoral Carcerária, se reuniram em uma assembleia regional, em Guarapuava, neste final de semana. O vice-coordenador nacional da Pastoral, padre Almir Ramos, conduziu os trabalhos, que contaram com a presença do bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, de seis padres e dois diáconos. A tônica ficou por conta de reflexões sobre a situação atual do sistema prisional e a apresentação de livros, livretos e cartilhas para ajudar no trabalho pastoral. Maria Francisca Marinho, Fernanda Oliveira do Prado e Elcio Nei Correa do Prado detalharam as ações desenvolvidas na Diocese de Ponta Grossa.

Segundo o relatório apresentado pelo grupo na assembleia, a Pastoral Carcerária da Diocese de Ponta Grossa existe há quase 30 anos. Em 2023, iniciou visitas ao Presídio Hildebrando de Souza no dia 27 de fevereiro. A unidade conta atualmente com 752 presos. Presídio de segurança máxima, o espaço possui a maior capacidade prisional da cidade. Foi inaugurada para a custódia de condenados masculinos. Tem capacidade para mil detentos. As visitas acontecem todas às segundas-feiras, a partir das 13h30. Uma semana são visitados os homens, outra semana, as mulheres.

A Comunidade Missionários do Amor é responsável pelas visitas das segundas-feiras. Os integrantes cantam e fazem momentos de oração e partilha da Palavra. Também é feita visita aos detentos do regime semi-aberto, no setor onde funciona a fábrica de blocos. Leandro de Paula e outros agentes pastorais passam alguns momentos com os cerca de 200 condenados, aos sábados. Ex- detento, De Paula fundou a Comunidade Mãe do Bom Conselho, que dá oportunidade aos egressos de se integrar novamente à sociedade.

Elcio do Prado e a esposa Fernanda se integraram à Pastoral Carcerária este ano. Fernanda participa das visitas toda a semana. Elcio lembra que, na abertura dos trabalhos pastorais deste ano, em fevereiro, houve Santa Missa presidida pelo padre Ademir da Guia dos Santos, na presença de 20 detentos – escolhidos pela direção para participar - da coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária, Abegail Trebski, Leandro de Paula, Francisca Marinho, dele e da esposa. "Iniciamos nossas visitas com o lindo Evangelho de Mateus 25,31-46, e o lema do Ano Vocacional, 'Corações ardentes e pés a caminho'. No Evangelho, Jesus fala: 'eu tive fome e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então, os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'".

"Estamos com nossos corações ardentes e com sede de evangelizar, pois sabemos o quanto é preciso levar a mensagem de ânimo e dizer que tem jeito e nem tudo está perdido. Como diz na Palavra, 'os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. Portanto, ide aprender o que significa isto: misericórdia quero e não sacrifícios. Pois, não vim resgatar justos e sim pecadores", afirmou Prado.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Assembleia Regional discute ação das Pastorais Carcerárias | Correio dos Campos