Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

‘Asfaltruck’: Caminhão adaptado concentra toda estrutura necessária para a manutenção das ruas de PG

Veículo foi adequado com recursos e mão-de-obra próprias, sem gerar custos para o Município. O trabalho que antes era realizado com até quatro equipamentos, agora poderá ser feito com apenas um

‘Asfaltruck’: Caminhão adaptado concentra toda estrutura necessária para a manutenção das ruas de PG
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), iniciou na última semana os testes do 'Asfaltruck', caminhão adaptado que diminui a estrutura necessária para a manutenção das ruas do município. O veículo foi adquirido em 2011 para a execução de Produção de Massa Pré-Misturada a Frio (PMF), e após um trabalho realizado em conjunto com técnicos e engenheiros sobre a viabilidade da transformação, foi adaptado para utilizar o material Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ) modificado.

De acordo com o secretário de SMSP, Eduardo Marques, as adaptações necessárias no 'Asfaltruck' foram realizadas com recursos próprios e mão-de-obra já disponíveis. As adequações não descaracterizam o caminhão e o equipamento do seu estado original. "A decisão de adotar esse equipamento modificado está embasada em estudos técnicos, qualidade e economicidade, tendo em vista que esse caminhão executará os serviços com menos mão-de-obra e veículos, provando a viabilidade técnica e econômica dessa proposta", explicou.

Com o caminhão remodelado, todos os equipamentos necessários para o trabalho de manutenção das vias e para as operações tapa-buraco estão disponíveis em um só lugar. O 'Asfaltruck' está equipado com compartimentos para o reservatório de massa asfáltica e para o material de pintura; rolo compactador manual, para a massa ser colocada em cima e evitar deterioração; máquina de corte; e uma saída do asfalto em uma bica para finalização do trabalho. O veículo está adaptado ainda com outros dois espaços, um onde é comportado as pedras graduadas, utilizadas em erosões mais profundas, e um local menor, onde são depositados os resíduos gerados durante o serviço e quem são levados para a destinação correta.

A partir dos testes iniciais, a equipe da SMSP identificou que ao utilizar o 'Asfaltruck' na manutenção de vias foi necessário apenas o próprio caminhão e quatro colaboradores, em um trabalho onde normalmente era realizado por uma equipe de ao menos 12 pessoas e quatro veículos/equipamentos.

O 'Asfaltruck' está em fase de testes, com novos trabalhos previstos ainda para esta semana. Após as análises, adaptações e padronização dos trabalhos, o equipamento estará disponível para o cronograma do diário de obras da Secretaria de Serviços Públicos na execução da operação tapa-buraco e manutenção das vias.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia