
Após um verão seco, o Paraná espera receber mais chuvas regulares durante o outono, segundo a Somar Meteorologia. Em Curitiba, por exemplo, choveu 331,1 milímetros na última estação, o que representa 62% da média e tornou o verão da cidade o mais seco dos últimos onze anos. O outono começou à 0h50 desta sexta-feira (20).
Conforme a Somar, uma massa de ar frio deve passar pelo Paraná, e as temperaturas devem diminuir com mais frequência a partir da segunda quinzena de abril.
“Um dos destaques é o retorno de chuvas mais regulares no Paraná. Outra situação é o avanço de frentes frias pelo estado, com ventos vindos do interior do continente”, disse a meteorologista Dóris Palma.
A Somar informou que o fim de semana deve ser de tempo firme na maior parte do Paraná. No sábado (21), há previsão de chuva isolada e passageira no final do dia na região norte e no litoral.
No domingo (22), o tempo deverá ficar firme em todo o estado, com variação no tempo nublado. O outono terminará no dia 20 de junho, conforme a Somar.
Curitiba
Londrina
Ponta Grossa
Foz do Iguaçu
De acordo com a Somar, após diversos bloqueios atmosféricos, o verão 2019/2020 contou com chuvas abaixo do normal em todo o estado.
No centro-norte do Paraná, as temperaturas ficaram acima do esperado, nos períodos da manhã e da tarde.
Outra característica da estação que acabou, conforme a Somar, foi a onda de calor intensa no estado, principalmente, na virada do ano.
Curitiba teve a menor temperatura da estação desde o verão de 2011/2012. Conforme a Somar, os termômetros registraram 11,2ºC no dia 28 de fevereiro.
Fonte: G1